O QUE VOCÊ DEVE FAZER Carlos Drummond de Andrade
(Se for bom leitor de jornais e revistas, fiel ouvinte de rádio, obediente telespectador ou simples passageiro de bonde.)
Consuma aveia, como experiência, durante 30 dias.
Emagreça um quilo por semana sem regime e sem dieta.
Livre-se do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo.
Procure hoje mesmo nosso revendedor autorizado.
Economize servindo a garrafa-monstro de Lero-Lero.
Ganhe a miniatura da garrafa de Lisolete.
Tenha sempre à mão um comprimido de leite de magnólia.
Resolva de uma vez o problema do seu assoalho, aplicando-lhe Sintaxe.
Use somente peças originais, para o funcionamento ideal do seu W.Y.Z.
[...]
Um milhão de tuberculosos precisa de sua ajuda.
Sorria sempre o sorriso Gli-li-pli.
Faça o melhor negócio desta temporada.
Gravidez só quando você quiser.
Não diga velhice; diga Eternil.
Já tomou o seu Morangoflex hoje?
A Clínica Andorinha espera você para uma sonoterapia profunda.
Carlos Drummond de
Andrade. Poesia Completa e prosa. Rio
de Janeiro: Nova Aguilar, 1973
1) Função caracterizada por uma linguagem persuasiva com o intuito de
convencer o leitor é muito utilizada em propagandas e predomina no texto de
Drummond.
a) fática
b) poética
c) metalinguística
d) conativa
e) referencial
2) A função primordial da propaganda é induzir, convencer o consumidor a
adquirir seu produto. Por esse motivo, o modo verbal muito utilizado por esse
gênero é:
a) indicativo
b) imperativo
c) subjuntivo
d) infinitivo pessoal
e) gerúndio
3) Já a partir do título, pressupõe-se que o autor faz referência a :
a) conselhos acertados que, de modo geral, os leitores devem seguir.
b) certo tipo de propaganda que só havia nos bondes de antigamente.c) desconhecimento do que as pessoas normalmente devem fazer.
d) sugestões transmitidas pelos meios de propaganda que só se preocupam com nosso bem-estar.
e) bombardeio de propaganda que o mundo moderno nos impõe.
4) “Se for bom leitor de jornais e
revistas...” A crítica feita pelo autor, que pode ser percebida a partir do
trecho inicial do texto, faz alusão à(ao):
a) propaganda massificante
b) cultura da autoestima
c) incremento da sociedade consumista.
d) difusão da propaganda nos diversos meios de comunicação
e) fomento do consumo racional.
5) No texto, a mensagem
que tem relação com empatia é:
b) Emagreça um quilo por semana sem regime e sem dieta.
c) Um milhão de tuberculosos precisa de sua ajuda.
d) Procure hoje mesmo nosso revendedor autorizado.
e) Faça o melhor negócio desta temporada.
6) Em “Use somente peças
originais, para o funcionamento ideal do seu W.Y.Z.” Pode-se deduzir que
a) o autor faz uma alteração das siglas para reportar às usadas pelas estações de rádio.
b) é apenas um chamamento para incrementar a aquisição de peças novas.
c) faz referência ao alfabeto, significando a necessidade artificial de adquirir objetos.
d) é uma estratégia de marketing que gera a ilusão do ter.
e) é um letreiro de LED.
7) A apresentação de ideias opostas
nos anúncios: “Emagreça um quilo por semana sem regime
e sem dieta. /Livre-se do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo.”
configura:
a) hipérbole
b) metáfora
c) silepse
d) antítese
e) eufemismo
8) Ainda em relação aos anúncios: “Emagreça um quilo por semana sem regime
e sem dieta. / Livre-se do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo.”,
pode-se perceber o marketing da propaganda explorando:
a) modéstia
b) vaidade
c) dignidade pessoal
d) futilidade
e) negligência
9) Assinale a propaganda em que o
produto anunciado nos sugere algo inteiramente impossível.
a) Procure hoje mesmo nosso revendedor autorizado
b) Economize servindo a garrafa-monstro de Lero-Lero.
c) Tenha sempre à mão um comprimido de leite de magnólia
d) Faça o melhor negócio desta temporada.
e) Não diga velhice; diga Eternil.
10) O produto assinalado no item
anterior não pode ser levado em consideração porque ele nos oferece a
impossibilidade de:
a) tornar a vida mais bela.
b) permanecermos eternamente jovens
c) ajudar a manter a beleza.
d) fazer com que nosso intestino funcione com regularidade.
e) deixar nosso organismo normalizado.
11) “Economize servindo a garrafa-monstro de
Lero-Lero.” A palavra em destaque tem sentido de:
a) lorota infantil
b) conversa fiada
c) papo sem fim
d) piada sem graça
e) fuxico
12) A propaganda final sugere uma sonoterapia
profunda. Após a leitura do texto, a sensação que mais se aproxima desse mensagem
é:
a) engodo
b) entojo
c) fadiga
d) apatia
e) procrastinação
13) “(Se for bom leitor de
jornais e revistas, fiel ouvinte de rádio, obediente telespectador ou simples
passageiro de bonde.)” Assinale o item que substitui adequadamente o adjetivo
em destaque, sem alterar o contexto.
b) carente
c) despojado
d) acessível
e) comum
14) Observe os
adjetivos em “(Se for
bom leitor de jornais e revistas, fiel ouvinte de rádio, obediente
telespectador ou simples passageiro de bonde.)” Sobre seu emprego no texto, pode-se inferir que:
a) englobam o tom consumista do texto.
b) selecionam o público-alvo do texto.
c) promovem a autoestima do leitor.
d) despertam a necessidade de consumo do leitor.
e) favorecem a subjetividade do autor.
15) "Economize servindo a garrafa-monstro de Lero-Lero." Que mensagem do texto contém o vocábulo que representa o antônimo da palavra em destaque?
16) Em relação ao propósito comunicativo do texto, pode-se afirmar que:
a) é estritamente informativo.
b) responde a um objeto de caráter reflexivo acerca do consumismo.
c) evidencia a capacidade de racionalização do ser humano.
d) elenca necessidades artificiais da sociedade.
e) instiga um consumo consciente.
Referência:Comunicação Interpretação 4; Leite, Roberto Augusto S;Nunes,
Amaro V.;Erman, Rosa
Estou adorando seu blog! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco estas atividades.
ResponderExcluir