IMAGEM DO DESERTO Ledo Ivo

 


                                                                                           http://cottidianos.blogspot.com/

Aqui não há mais pássaros.

Todos foram embora, em busca de novas florestas

para reconstruir seus ninhos.

Aqui não há mais chuvas.

Na terra gretada a fome avança

como um arado enferrujado.

No leito do rio seco os seixos resplandecem

entre cobras sonolentas.

E dos caibros dos galpões pendem pucumãs.

 

Aqui não há mais pássaros nem peixes.

Os defuntos são enterrados sem flores.

E nossos corações também secaram.

Não temos mais amor.

Ao anoitecer nossas sombras deixam de rastejar

no chão duro que cega as enxadas

e olhamos com rancor o céu estrelado.

Mas fomos nós que derrubamos as florestas

e secamos o rio.

Este deserto já foi nosso reino.

 

1) Transcreva o  verso que transmite a ideia de que as pedras brilham no curso seco que o rio percorre.


2) No verso “Na terra gretada a fome avança”, que vocábulo pode substituir o destacado mantendo o sentido do texto?

a) alagada

b) rachada
c) plantada
d) infestada
e) capinada

3) Na primeira estrofe, podemos afirmar que há dois versos principais que originam quase todos os demais. Assinale o item que apresenta um desses versos.

a) Todos foram embora, em busca de novas florestas.
b) Na terra gretada a fome avança.
c) No leito do rio seco os seixos resplandecem.
d) Aqui não há mais chuvas.
e) E dos caibros dos galpões pendem pucumãs.

4) A primeira estrofe descreve um cenário desolador. Qual é um dos últimos sinais de vida nesse ambiente?

a) cobras sonolentas.
b) pássaros
c) pucumãs.
d) florestas
e) peixes

5) Os sinais de vida são retomados na segunda estrofe. Em que verso isso ocorre?

a) Os defuntos são enterrados sem flores.
b) Ao anoitecer nossas sombras deixam de rastejar.
c) Aqui não há mais pássaros nem peixes.
d) Este deserto já foi nosso reino.
e) e olhamos com rancor o céu estrelado.

6) Dentre as acepções do verbo cegar, a que melhor se encaixa no contexto textual “no chão duro que cega as enxadas” é

a) embaçar
b) ofuscar
c) embotar
d) ocluir
e) vedar

7) O verso “Aqui não há mais pássaros nem peixes” refere-se à ausência de dois outros elementos da natureza  já citados no texto. Quais são esses elementos?


a) ninhos e terra
b) seixos e chuvas
c) cobras e pucumãs
d) rio seco e fome
e) florestas e chuvas

8) Na segunda estrofe, o ser humano é incluído na desolação da paisagem. Transcreva um versão que comprove essa afirmação.

 9) No verso “E nossos corações também secaram.”, qual sentido do verbete também ?

a) inclusão
b) exclusão
c) consequência
d) adição
e) situação

10) De acordo com o texto, é  possível inferir que os responsáveis pelo surgimento dessa “imagem do deserto” são os seres humanos. Assinale o item que confirma essa afirmação.

a) Na terra gretada a fome avança.
b) Aqui não há mais pássaros nem peixes.
c) Mas fomos nós que derrubamos as florestas e secamos o rio.
d) Este deserto já foi nosso reino.
e) Os defuntos são enterrados sem flores.

11) “ E dos caibros dos galpões pendem pucumãs.” O verbo pender , nesse verso, refere-se:

12) O sentimento revelado no verso “E nossos corações também secaram.” é:

13) Assinale a alternativa em que o item lexical está vinculado ao mundo em que o texto nos coloca:

a) aqui

b) florestas
c) amor
d) rancor
e) resplandecem

14) 


                                                                                                                                                                                                     https://ciclovivo.com.br/

A tirinha acima dialoga com o texto Imagem do deserto porque ambas abordam o mesmo tema que é:



a) reflorestamento
b) desmatamento
c) arborização
d) erosão
e) ecossistema

15) O item que, no texto, se associa diretamente com o vocábulo pássaros, contribuindo para a unidade do texto é:


a) enxada
b) flores
c) reino
d) pucumãs
e) chuvas

16) Em “para construir seus ninhos”, o pronome seus reporta-se a:


17) A alternativa que melhor traduz a mensagem transmitida pelo texto é:

a) Ressalta a destruição provocada pela natureza.
b) Mostra a destruição provocada pelo homem à natureza.
c) Ressalta as possíveis soluções para a questão ambiental.
d) Defende a destruição da natureza.
e) Destaca a autodestruição da natureza provocada pelo ser humano.

18) Assinale a alternativa em que os versos “Ao anoitecer nossas sombras deixam de rastejar/ no chão duro que cega as enxadas” foram reescritos sem prejuízo para a coerência


a) À noite nossas sombras não aparecem no chão que, de tão duro, tira o fio das enxadas.
b) Quando anoitece, nossas sombras andam sobre chão duro que cega as enxadas.
c) No chão duro que tira o fio das enxadas,à noite, passam nossas sombras.
d) Nossas sombras, quando anoitece, cegam no chão duro das enxadas.
e) Ao anoitecer, nossas sombras passam pelo chão duro que cega as enxadas.

19) O item que apresenta uma construção no sentido conotativo é:

a) Aqui não há mais chuvas.
b) E olhamos com rancor o céu estrelado.
c) E nossos corações também secaram.
d) Os defuntos são enterradas sem flores.
e) E dos caibros dos galpões pendem pucumãs.


                                                                                                                 Referência: Nicola, José de Atividade e Criatividade



CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD


GABARITO

 1) No leito do rio seco os seixos resplandecem.

 2) B

3) D

4) A

5) B

6) C

7) E

8) “Os defuntos são enterrados sem flores.”

“E nossos corações também secaram.”

 9) A

10) C

11) Pucumãs

12) D

13) B

14) B

15) E

16)  pássaros

17) B

18) A

19) E


 


Comentários

  1. Bom dia. Parabéns, seu Blog é excepcional.

    ResponderExcluir
  2. Professora, quanta qualidade e diversidade têm os textos escolhidos! Os exercícios são ótimos também. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário