SONETO Luís de Camões

 

                                                                                                   www.youtube.com

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 

1) O autor faz uso recorrente de antíteses com o objetivo de:

a) revelar, por meio da oposição de palavras, a desventura do amor.

b) enumerar as angústias de quem está apaixonado.
c) explicar o complexo conceito de amor.
d) deleitar o leitor.
e) desvendar o sentimento dos apaixonados.

2) O poeta discorre sobre o tema baseado em afirmações até chegar a uma conclusão. Que conclusão é essa?

a) O amor se revela na ambiguidade de sensações que ferem o ser humano.
b) O amor só é verdadeiro quando causa dor e sofrimento, para que se atinge a plena felicidade.
c) Quem ama só é feliz se vivenciar emoções que provocam sentimentos conflituosos.
d) O amor é um sentimento que provoca comoções não em oposição absoluta, mas em existência simultânea.
e) O amor é um sentimento que desperta sensações de dualidade que se confrontam e se anulam.

3) A que figura de linguagem Camões recorre para expressar a dualidade do amor?


a) metonímia
b) personificação
c) aliteração
d) sinestesia
e) antítese

4) No primeiro quarteto, o fogo, a ferida e a dor, nessa ordem , além de aproximarem sentidos impossíveis, também estabelecem uma ideia de :



a) condição
b) causa
c) exclusão
d) oscilação
e) temporalidade

5) Do verso “É um não querer mais que bem querer” infere-se:

a) Com o amor alcança-se o estado máximo.
b) Nem o amor pode nos tornar felizes.
c) O amor gera frustração.
d) Só os humildes são capazes de amar verdadeiramente.
e) O amor nos faz abrir mão de tudo.

6) O início de versos com o verbo ser,  forma verbal “é” , nos quartetos e no 1º terceto ,configura:


a) metáfora
b) metonímia
c) anáfora
d) aliteração
e) antítese

7) Tema constante nas cantigas medievais, presente no poema de Camões, especialmente no 1º terceto:


a) traição
b) humildade
c) autoanulação
d) prazer
e) lealdade

8) Na contradição expressa em “Ferida que dói e não se sente.”, percebe-se a oposição entre:


a) imaterial e psíquico
b) físico e espiritual
c) verdadeiro e falso
d) sensorial e sentimental
e) palpável e tangível

9)Em “é ferida que dói,/ e não se sente;” qual o valor semântico do conjunção em destaque?


a) aditivo
b) conclusivo
c) adversativo
d) alternativo
e) elucidativo

10) Que ideia é expressa no último terceto, conclusão do poema:


a) a intermitência que o amor provoca ante tantas contradições.
b) o conflito existencial que a experiência do amor proporciona.
c) a impossibilidade de suportar o sentimento do amor.
d) a necessidade da coexistência de amor e amizade.
e) a maravilha da possibilidade de dualidades do amor, essa dor que consegue ser tão prazerosa.

11) “É um não contentar-se de contente”. Nesse verso, o autor afirma que as pessoas que amam:


a) são tristes.
b) não cabem em si de contentes.
c) são vaidosas.
d) não sabem o que querem.
e) iludem-se com o sentimento.

12) Assinale o item em que o par de vocábulos não se opõe:


a) dói/ não se sente
b) querer/ bem-querer
c) solitário/ entre a gente
d) ganhar/perder
e) estar-se preso/ por vontade

13) Em “é cuidar que se ganha em se perder”. Qual o significado do verbo cuidar nesse verso?


a) temer
b) tratar
c) observar
d) saber
e) pensar

14) Em “É ter com quem nos mata lealdade”. A expressão em destaque foi empregada no sentido conotativo e se refere:


a) ao amor
b) à solidão
c) ao vencedor
d) à prisão
e) ao bem-querer

15)  A repetição da forma verbal é no início dos versos dos quartetos tem sua função textual, que , nesse poema, é:

a) adequar expressões equivalentes.
b) produzir efeito de consequência.
c) guardar uma relação de proximidade.
d) marcar a ocorrência de expressões.
e) produzir efeito de reforço.

 GABARITO

 1) C

2) D

3) E

4) B

5) A

6) C

7) E

8) B

9) C

10) E

11) B

12) B

13) E

14) A

15) E

Referência: Comunicação Interpretação 4; Leite,Roberto A.S.;Nunes, Amaro V.;Erman,Rosa

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

 

Comentários

Postar um comentário