https://significadodesonhar.com/sonhar-com-escuridao/
Meia
noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas
dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns animais de vida
noturna. Num canto havia um cão e um gato tentando encontrar alimentos,
revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua, ratos entravam e saíam de um
esgoto próximo à padaria da esquina. Eu estava tentando lembrar por que havia
saído tão tarde do emprego, quando ouvi uns passos atrás de mim.
Caminhei
mais depressa, sem olhar para trás. Comecei a tremer e a suar frio. Coração
acelerado. Aqueles passos não paravam de me perseguir. Virei depressa. Não
havia nada além de sombras. O medo aumentou. Ou eu estava enlouquecendo, ou
estava sendo seguido por algo sobrenatural.
Corri
desesperadamente. Parei na primeira esquina, ofegante. Olhei novamente. Nada!
Continuei a andar, tentando manter a calma. Faltava pouco pra chegar a minha
casa.
Já
mais tranquilo, parei, finalmente, em frente à minha porta. Peguei a maçaneta,
ainda um pouco trêmulo devido ao susto e à corrida. Quando a girei, a porta não
abriu. Provavelmente meus pais já estavam dormindo. Procurei minhas chaves em
todos os bolsos que tinha. Não encontrei.
Os
passos recomeçaram. O medo voltou em dobro. Estava meio tonto. Não conseguia
manter-me de pé. O mundo girava vertiginosamente. Tentei gritar, mas a voz não
veio. Aquele som se aproximava cada vez mais. Não havia saída. Juntei, então,
todas as minhas forças e, num movimento brusco… Caí da cama e acordei!
(EF69LP44) 1) O final do texto é inesperado. É o momento em que o eu lírico revela que se trata de:
a) um sonho
b) um trauma
c) um pesadelo
d) uma obsessão
e) uma alucinação
(EF67LP37) 2) No primeiro parágrafo do texto, ao retratar detalhadamente o cenário do texto, o eu lírico faz uso :
a) da narração
b) da descrição
c) da argumentação
d) do ponto de vista
e) da análise comportamental
( EF07LP09) 3) A circunstância de modo expressa em “Caminhei
mais depressa, sem olhar para trás.”, também aparece em:
a) “Parei na primeira esquina.”
b) “... quando ouvi uns passos atrás de mim.”
c) “Estava meio tonto.”
d) “Corri desesperadamente.”
e) “Caí da cama.”
( EF07LP09) 4) Em “Eu estava tentando lembrar por que havia saído
tão tarde do emprego”, a supressão do verbete
tão altera o sentido da expressão destacada?
a) Sim, pois a oração perderia a coerência.
b) Não, o sentido da oração permaneceria inalterado.
c) Sim, pois o verbete sinaliza que ele saíra bem depois do expediente de trabalho.
d) Não, pois o eu lírico afirma que saíra logo após o fim do expediente de trabalho.
e) Sim, uma vez que a expressão em destaque significa que já se aproximava da meia-noite.
(EF09LP08) 5) “Ou eu estava enlouquecendo, ou estava sendo seguido por algo sobrenatural.” O emprego da conjunção
ou tem sentido de:
a) adição
b) subtração
c) conclusão
d) conformidade
e) alternância
(EF07LP09) 6) Em “
Provavelmente meus pais já estavam dormindo.”, o advérbio em destaque expressa:
a) crítica
b) afirmação
c) negação
d) contestação
e) dúvida
(EF07LP09) 7) “O mundo girava
vertiginosamente.” O termo destacado retoma qual afirmação do eu lírico?
a) Estar com medo.
b) Os passos terem recomeçado.
c) Não conseguir gritar.
d) Sentir-se tonto.
e) Cair da cama.
(EF08LP07) 8) No último parágrafo, o eu lírico recorre a estruturas sintáticas semelhantes, construindo orações com verbos intransitivos, para marcar a continuidade dos atos e dos sentimentos vividos por ele. Assinale o item que destoa dessa afirmativa.
a) Os passos recomeçaram.
b) O medo voltou em dobro.
c) O mundo girava vertiginosamente.
d) Aquele som se aproximava cada vez mais.
e) Não havia saída.
(EF08LP09) 9) “Meia noite,
cansado e
com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade.” Sobre o emprego dos adjetivos
cansado e da locução adjetiva
com sono infere-se que:
a) ressaltam a peculiaridade da noite.
b) asseveram a caracterização do contexto.
c) acentuam a opinião que o eu lírico tem sobre si mesmo.
d) condizem com a qualificação das ruas.
e) enaltecem a atitude do eu lírico.
(EF89LP37) 10) No excerto “Corri desesperadamente. Parei na primeira esquina, ofegante. Olhei novamente. Nada! Continuei a andar, tentando manter a calma. Faltava pouco pra chegar a minha casa.”, ocorre a omissão de conjunções coordenativas, tornando o texto mais ágil. Esse recurso é nomeado como:
a) silepse
b) anáfora
c) pleonasmo
d) assíndeto
e) elipse
VEJA TAMBÉM:
Comentários
Postar um comentário