DORALICE Dorival Caymmi

 


www.youtube.com




Doralice eu bem que lhe disse,
Amar é tolice, É
bobagem, ilusão

Eu prefiro viver tão sozinho,
Ao som do lamento do meu
violão

Doralice eu bem que lhe disse,
Olha essa embrulhada,
Em que vou me meter

Agora amor, Doralice meu bem, Como é que nós vamos
fazer?

Um belo dia você me surgiu,
Eu quis fugir mas
você insistiu

Alguma coisa bem que andava me avisando,
Até
parece que eu estava adivinhando

Eu bem que não queria me casar contigo,
Bem que
não queria enfrentar, esse perigo Doralice

Agora você tem que me dizer,
Como é que nós
vamos fazer?

 

1) Em “Amar é tolice, É/ bobagem, ilusão”, o eu lírico expressa:


a) inferência
b) hipótese
c) opinião
d) suposição
e) fato

2) Por que o eu lírico afirma que não queria enfrentar “esse perigo”?


a) Achava que amar era desnecessário.
b) Tinha medo de se decepcionar.
c) Preferia viver isolado das pessoas.
d) Só considerava o violão como companheiro.
e) Não acreditava no amor que Doralice sentia por ele.

3) A indagação final do eu lírico “Como é que nós vamos fazer?” revela:

a) a inquietação do eu lírico ante o casamento.

b) a monotonia da vida.
c) a dúvida de como viver sem o violão.
d) a certeza da desilusão amorosa.
e) o desafio de uma vida solitária

4) O tema do texto é:

a) fugacidade do amor.

b) apreensão no amor
c) tolices do amor
d) introversão do amor
e) formosura do amor

5) A quem o eu lírico faz referência ao empregar os pronomes lhe, você e contigo?


a) a si próprio
b) a um ser idealizado
c) a um amor do passado
d) não se refere a ninguém, apenas externa suas emoções.
e) à sua amada

6) Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Partindo dessa informação, assinale o item que contém um chamamento.

a) Eu prefiro viver tão sozinho.

b) Olha essa embrulhada
c) Agora amor, Doralice meu bem, Como é que nós vamos fazer?
d) Eu bem que não queria me casar contigo.
e) Agora você tem que me dizer.

7) “Ao som do lamento do meu violão”, nesse excerto, o eu lírico atribui ao violão uma característica própria do ser humano. Esse recurso é nomeado como:



a) antítese
b) hipérbole
c) metonímia
d) personificação
e) eufemismo

8) Em “Eu quis fugir mas / você insistiu.” O valor semântico da conjunção é de:

a) adição
b) condição
c) causa
d) conclusão
e) adversidade

9) Para o eu lírico, o relacionamento é uma embrulhada. Que outro vocábulo foi utilizado com o mesmo sentido no decorrer do texto ?


10) Um marcador temporal situa o leitor no tempo, no texto, ligado ao pretérito. Essa assertiva se confirma com o emprego de:

a) agora

b) um belo dia
c) até
d) alguma coisa
e) como

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD 



GABARITO

1) C

2) B

3) A

4) B

5) E

6) C

7) D

8) E

9) Perigo

10) B

 


 

Comentários