A Verdade, a Mentira, o Fogo e a Água Lenda etíope

 

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           Há muito tempo, a Verdade, a Mentira, o Fogo e a Água estavam viajando e chegaram a um rebanho de gado. Discutiram o assunto e chegaram à conclusão de que seria melhor dividir o rebanho em quatro partes iguais para que cada um pudesse levar consigo uma quantidade igual de animais

            Mas a Mentira era gananciosa e arquitetou um plano para ficar com uma parte maior.
            - Ouça o meu conselho - sussurrou ela, puxando a Água para um canto. - O Fogo está planejando queimar toda a relva e as árvores das suas margens para conduzir seu gado pelas planícies e ficar com os animais para si. Se eu fosse você, acabaria com ele logo agora, e assim repartiríamos a parte dele entre nós.

            A Água foi tola o suficiente para acatar o conselho da mentira e lançou-se sobre o Fogo, apagando-o.

            E a Mentira dirigiu-se em seguida para a Verdade, sussurrando-lhe:
            - Veja só o que fez a Água! Acabou com o Fogo para ficar com o gado dele. Não deveríamos associar-nos a alguém assim. Deveríamos pegar todo o gado e partir para as montanhas.

            A Verdade acreditou nas palavras da Mentira e concordou com seu plano. E, juntas, levaram o

gado para as montanhas.

            - Esperem por mim - disse a Água, correndo no seu encalço, mas é claro que não conseguiu correr morro acima. E foi deixada para trás, no vale.

            Ao chegarem no topo da montanha mais alta, a Mentira virou-se para a Verdade e pôs-se a rir.
            - Consegui enganá-la, sua idiota! - disse ela, soltando uma risada estridente. - Agora você vai me dar todo o gado e será minha escrava, ou eu a destruirei.

            -Ora essa! Você me enganou – admitiu a Verdade. -Mas eu jamais serei sua escrava.
            E as duas brigaram; e enquanto se batiam, os trovões ecoavam pelas montanhas. As duas se agrediram como o quê, mas nenhuma conseguiu destruir a outra.
            Acabaram decidindo chamar o Vento para decidir quem seria a vencedora da disputa. E o Vento subiu a montanha a todo velocidade, e escutou o que ambas tinham a dizer. E por fim falou:
            - Não me cabe apontar a vencedora. A Verdade e a Mentira estão fadadas à disputa. Às vezes, a Verdade ganhará; outras vezes a Mentira prevalecerá; neste caso, a Verdade deverá se erguer e tornar a lutar. Até o fim do mundo, a Verdade deverá combater a Mentira e jamais buscar o descanso ou baixar a guarda; caso contrário, será aniquilada para sempre.

            Assim é que a Verdade e a Mentira continuam lutando até hoje.

                                                                                                                                                             O Livro das Virtudes William J. Bennett


( EF67LP38) 1) Ao dar vida aos elementos água e fogo, à mentira e à verdade, usou-se uma figura de linguagem nomeada como:
a) antítese
b) hipérbole
c) gradação
d) eufemismo
e) personificação

 

 (EF89LP32) 2) Transpondo o excerto “...dividir o rebanho em quatro partes iguais para que cada um pudesse levar consigo uma quantidade igual de animais” para uma linguagem matemática, pode-se afirmar que cada um ficaria com: 

a) 10% 
b) 25% 
c) 33% 
d) 40% 
e) 44%

   

 (EF89LP32)3) Se o Fogo fosse eliminado, como propôs a Mentira, e o rebanho tivesse que ser dividido entre os três, qual seria o percentual que caberia a cada um, desconsiderando a casa decimal? 

a) 30% 
b) 33% 
c) 35% 
d) 42% 
e) 45%

   

 (EF69LP44) 4) A Mentira conseguiu convencer a Água a destruir o Fogo e depois, a Verdade em destruir a Água. Esse poder de convencimento caracteriza a Mentira como: 

a) concisa 
b) ingênua 
c) hipócrita 
d) audaciosa 
e) persuasiva

   

 (EF67LP25) 5) A concisão textual, ou seja, a eliminação de termos desnecessários, torna o texto mais enxuto, mais objetivo e menos prolixo. Concisão é dizer mais com menos palavras. No texto, podemos aplicar esse princípio substituindo a expressão deixada para trás em “E foi deixada para trás, no vale.” por: 

a) amparada 
b) subjugada 
c) favorecida 
d) abandonada 
 e) desmantelada

   

 (EF06LP04) 6) O gerúndio é uma forma nominal do verbo cuja principal característica é indicar um ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento. Assinale a alternativa em que essa forma nominal foi empregada no texto. 

a) Deveríamos pegar todo o gado... 
b) O Fogo está planejando queimar toda a relva ... 
c) ...e arquitetou um plano para ficar com uma parte maior. 
d) Até o fim do mundo, a Verdade deverá combater a Mentira... 
e) ... e enquanto se batiam, os trovões ecoavam pelas montanhas...

   

 (EF69LP47) 7) Observe a oração destacada no excerto “Ao chegarem no topo da montanha mais alta, a Mentira virou-se para a Verdade e pôs-se a rir.” Ela tem sentido de : 

a) causa 
b) modo 
c) tempo 
d) finalidade 
e) consequência

   

 ( EF69LP47) 8) Ao afirmar que a Água foi tola e a Mentira gananciosa o eu lírico expressa: 

a) um fato 
b) uma opinião 
c) uma circunstância 
d) um conceito 
e) uma ocorrência

   

 (EF89LP33) 9) Em “O Fogo está planejando queimar toda a relva e as árvores das suas margens para conduzir seu gado pelas planícies e ficar com os animais para si. Se eu fosse você, acabaria com ele logo agora, e assim repartiríamos a parte dele entre nós.” A intenção principal da Mentira era: 

a) desmascarar o Fogo 
b) queimar toda a relva 
c) conduzir o gado pela planície 
d) conseguir um meio de ter mais animais 
e) repartir sua parte do rebanho com o Água

   

 (EF89LP16)10) Ora essa! Interjeições são palavras invariáveis que exprimem estados emocionais, sensações , estado espírito. É o caso de ora essa! , uma locução interjetiva que, no texto, tem o sentido de: 

a) alívio 
b) saudação 
c) admiração 
d) desaprovação 
e) agradecimento

   

 VEJA TAMBÉM:
https://sointerpretacao.blogspot.com/2022/03/a-onca-doente-monteiro-lobato.html

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