ALEGRIA,ALEGRIA Caetano Veloso

 

                                                                    www.youtube.com


Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não?

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento
Eu vou

Eu tomo uma Coca-Cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil

Ela nem sabe, até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou

Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou

Por que não, por que não?
Por que não, por que não?
Por que não, por que não?

1)  O verbo caminhar no gerúndio no verso “Caminhando contra o vento” imprime uma noção de:


a) movimentação letárgica
b) deslocamento intermitente
c) atividade orbicular
d) movimento contínuo
e) mobilidade restrita


2) O verso que sugere que o eu lírico caminha anonimamente:


a) Por entre fotos e nomes
b) Sem lenço e sem documento
c) Os olhos cheios de cores
d) O sol se reparte em crimes
e) Caminhando contra o vento


 

3) No texto, Cardinales é uma referência à Claudia Cardinale, uma belíssima atriz italiana muito popular durante os anos 60. Ao fazer essa referência às mulheres bonitas, o eu lírico faz uma associação:



a) metonímica
b) complementar
c) substitutiva
d) classificatória
e) metafórica


 

4) Em “O sol nas bancas de revista/Me enche de alegria e preguiça/Quem lê tanta notícia” infere-se que o eu lírico:

a) está antenado com o que vinha ocorrendo no país.

b) está interessado em aproveitar sua juventude.
c) percebe que é verão e sinaliza sua alegria com essa estação do ano.
d) está alheio aos fatos, preferindo ler somente manchetes em bancas de jornal.
e) procura um motivo para justificar seu descompromisso.


 

5) O verso em que o eu lírico demonstra ser livre e pacifista é:

a) “Sem lenço e sem documento/Eu vou”

b) “O sol se reparte em crimes/Espaçonaves, guerrilhas”
c) “Por entre fotos e nomes/Sem livros e sem fuzil”
d) “Em dentes, pernas, bandeiras/Bomba e Brigitte Bardot”
e) “Por entre fotos e nomes/Os olhos cheios de cores”


6) O verso final “Por que não, por que não?” é uma forma otimista de se fazer uma crítica: Por que não seguir caminhando e vivendo a vida, apesar do momento difícil? Essa crítica dialoga com os seguintes versos:

a) “Apesar de você/Amanhã há de ser/Outro dia” ( Chico Buarque)

b) “Pra acalmar o coração/Lá o mundo tem razão” ( Marisa Monte)
c) “Como as pedras imóveis na praia/Eu fico ao seu lado sem saber” (Raul Seixas)
d) “Na força dessa beleza é que eu sinto firmeza e paz/Por isso nunca desapareça, nunca me esqueça” (Geraldo Azevedo)
e) “Seus pés me abrem o caminho/Eu sigo e nunca me sinto só” (Tribalistas)



7) Aliado ao contexto histórico – a música foi composta em 1967, num período de ditadura – é possível inferir que o eu lírico:

 

a) quer cantar na televisão, pois sonha em ser famoso.

b) quer viajar pelo Brasil, pois ama seu país.

c) quer voltar à escola, já que sua namorada gostaria que ele retomasse os estudos.

d) está em busca de liberdade, representada metaforicamente no verso “Sem lenço, sem documento”.

e) está em busca de um amor verdadeiro , e não platônico como Cardinale ou  Brigitte Bardot.


 

8) Em que consiste a ironia presente no texto?

 

a) ignora o contexto do brasil na década de 60 por meio da autoalienação.

b) trata o amor como algo corriqueiro.

c) revela o desejo de ser anônimo no meio da multidão.

d) tece comentários esfuziantes sobre um período de incertezas.

e) faz referência ao período da ditadura brasileira de uma forma alegre.


 

 

9) Que sentimento melhor traduz o sentido do verso “Eu vou”.

 

a) frustração

b) completude

c) efusão

d) esperança

e) tolerância


 

10) Em “O peito cheio de amores vãos”, o termo que melhor substitui o vocábulo  destacado, mantendo a coerência é:

 

a) perenes

b) sem sentido

c) rancorosos

d) infantis

e) sem pudor


 

11) O verso “Caminhando contra o vento” tem o mesmo valor semântico da seguinte expressão popular:
 

a) metendo o bedelho

b) fazendo ouvido de mercador

c) fazendo uma vaquinha

d) andando na chuva

e) nadando contra a corrente


 


12) Em “Eu tomo uma coca-cola / Ela pensa em casamento” O verso em destaque apresenta a seguinte figura de linguagem:

 

a) metonímia.
b) metáfora
c) hipérbole.
d) eufemismo.
e) aliteração.



VEJA TAMBÉM: 

https://sointerpretacao.blogspot.com/2021/10/os-ombros-suportam-o-mundo-carlos.html


 CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

 


Comentários