ALEGRIA,ALEGRIA Caetano Veloso
www.youtube.com
Caminhando contra o
vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em
crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de
presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de
revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
Por entre fotos e
nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não?
Ela pensa em
casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento
Eu vou
Eu tomo uma
Coca-Cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou
Por entre fotos e
nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil
Ela nem sabe, até
pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou
Sem lenço, sem
documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou
Por que não, por que não?
Por que não, por que não?
Por que não, por que não?
1) O verbo caminhar no gerúndio no verso “Caminhando contra o vento” imprime uma noção de:
a) movimentação letárgica
b) deslocamento intermitente
c) atividade orbicular
d) movimento contínuo
e) mobilidade restrita
2) O verso que sugere que o eu lírico caminha anonimamente:
a) Por entre fotos e nomes
b) Sem lenço e sem documento
c) Os olhos cheios de cores
d) O sol se reparte em crimes
e) Caminhando contra o vento
3) No texto, Cardinales é uma referência à Claudia Cardinale, uma belíssima atriz italiana muito popular durante os anos 60. Ao fazer essa referência às mulheres bonitas, o eu lírico faz uma associação:
a) metonímica
b) complementar
c) substitutiva
d) classificatória
e) metafórica
4) Em “O sol nas bancas de
revista/Me enche de alegria e preguiça/Quem lê tanta notícia” infere-se que o
eu lírico:
a) está antenado com o que vinha ocorrendo no país.
b) está interessado em aproveitar sua juventude.c) percebe que é verão e sinaliza sua alegria com essa estação do ano.
d) está alheio aos fatos, preferindo ler somente manchetes em bancas de jornal.
e) procura um motivo para justificar seu descompromisso.
a) “Sem lenço e sem documento/Eu vou”
b) “O sol se reparte em crimes/Espaçonaves, guerrilhas”c) “Por entre fotos e nomes/Sem livros e sem fuzil”
d) “Em dentes, pernas, bandeiras/Bomba e Brigitte Bardot”
e) “Por entre fotos e nomes/Os olhos cheios de cores”
a) “Apesar de você/Amanhã há de ser/Outro dia” ( Chico Buarque)
b) “Pra acalmar o coração/Lá o mundo tem razão” ( Marisa Monte)c) “Como as pedras imóveis na praia/Eu fico ao seu lado sem saber” (Raul Seixas)
d) “Na força dessa beleza é que eu sinto firmeza e paz/Por isso nunca desapareça, nunca me esqueça” (Geraldo Azevedo)
e) “Seus pés me abrem o caminho/Eu sigo e nunca me sinto só” (Tribalistas)
7) Aliado ao contexto histórico – a música foi
composta em 1967, num período de ditadura – é possível inferir que o eu lírico:
a) quer cantar na televisão, pois sonha em ser
famoso.
b) quer viajar pelo Brasil, pois ama seu país.
c) quer voltar à escola, já que sua namorada gostaria
que ele retomasse os estudos.
d) está
em busca de liberdade, representada metaforicamente no verso “Sem lenço, sem
documento”.
e) está em busca de um amor verdadeiro , e não
platônico como Cardinale ou Brigitte
Bardot.
a) ignora o contexto do brasil na década de 60 por
meio da autoalienação.
b) trata o amor como algo corriqueiro.
c) revela o desejo de ser anônimo no meio da
multidão.
d) tece comentários esfuziantes sobre um período de
incertezas.
e) faz
referência ao período da ditadura brasileira de uma forma alegre.
9) Que sentimento melhor traduz o sentido do verso
“Eu vou”.
a) frustração
b) completude
c) efusão
d)
esperança
e) tolerância
10) Em “O
peito cheio de amores vãos”, o termo que melhor substitui o
vocábulo destacado, mantendo a coerência
é:
a) perenes
b) sem
sentido
c) rancorosos
d) infantis
e) sem pudor
a) metendo o bedelho
b) fazendo ouvido de mercador
c) fazendo uma vaquinha
d) andando na chuva
e)
nadando contra a corrente
b) metáfora
c) hipérbole.
d) eufemismo.
e) aliteração.
VEJA TAMBÉM:
https://sointerpretacao.blogspot.com/2021/10/os-ombros-suportam-o-mundo-carlos.html
Comentários
Postar um comentário