Os urubus e os sabiás Rubem Alves

 


 

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            Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.        
            E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas e fizeram competições entre si, para ver quais daqueles seriam os mais importantes e teriam a permissão de mandar nos outros.
            Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamavam por Vossa Excelência.
            Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás.
            Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.
            _ Onde estão os documentos dos seus concursos?
            E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvesse. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente.
            _ Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.
            E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás.

MORAL: Em terra de urubus diplomados não se ouve canto de sabiá.

 

1) É possível identificar marcador espacial no seguinte verso:

a) Foi assim que eles organizaram concursos...

b) Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida.
c) Tudo aconteceu numa terra distante...
d) E para isto fundaram escolas e importaram professores...
e) Os velhos urubus entortaram o bico...


2) O texto apresenta bichos falantes, urubus cantores, aves perplexas. Esses adjetivos transportam os animais para o universo da:


a) realidade
b) neutralidade
c) concretude
d) veracidade
e) ficção

3) Para atingir o objetivo de se tornarem cantores, os urubus:

a) expulsaram as demais aves da floresta.
b) institucionalizam o canto.
c) promoveram a música.
d) entortaram o próprio bico.
e) legitimaram a hierarquia de títulos nobres.

         

 4) Assinale o item que comprova que pintassilgos e sabiás são canoros.


a) Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas.
b) ... eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.
c) E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá...
d) ... decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.
e) Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.


5) O autor afirma que os urubus são aves becadas porque: 


a) são capazes de entortar o próprio bico.
b) são pretos como se estivessem vestidos de beca.
c) são aves canoras.
d) impõem-se às aves menores.
e) possuem uma coloração exclusiva no universo das aves.

6) Considerando a articulação do texto, pode-se afirmar que há  uma associação entre aves becadas e:


a) pintassilgos
b) canto
c) alvará
d) poder
e) competições


 7) Em “E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás.”, significa que atitude dos urubus foi:

a) divergente

b) caótica
c) unânime
d) contraditória
e) desarmônica

8) Em “E as pobres aves se olharam perplexas...”, o adjetivo pobre não possui o sentido de carente, necessitado. Qual a acepção mais adequada para manter a coerência do texto?

a) desabastecido

b) desprovido de sensibilidade intelectual
c) com pouca fertilidade
d) pedinte
e) humilde

 9) Em “...e fizeram competições entre si...”, o pronome em destaque-se refere-se:


 10) Em “e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários, ...” O item que contém um vocábulo que retoma os  substantivos destacados  é:

 

a) pobres aves
b) escolas de canto
c) alvarás
d) urubus diplomados
e) urubu titular


11) O item que ratifica que esse texto é uma fábula é:

a) “Tudo aconteceu numa terra distante...”

b) “...no tempo em que os bichos falavam...”
c) “Tudo ia muito bem...”
d) “- Onde estão os documentos dos seus concursos?”
e) “...mas cantavam, simplesmente.”

 12) No excerto “...decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores.”, a expressão destacada tem valor de:

a) tempo

b) modo
c) concessão
d) conclusão
e) consequência


13) Em “...fizeram competições entre si, para ver quais daqueles seriam os mais importantes...” , o verbete destacado pode ser substituído, sem prejuízo para a coerência do texto, por:

a) por causa de

b) pois
c) de tal forma que
d) a fim de
e) apesar de


14) “E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvesse.” A relação estabelecida entre essas orações é de causa. Isso  também  ocorre em:

a) “Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.”

b) “Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás.”
c) “E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas e fizeram competições entre si, para ver quais daqueles seriam os mais importantes e teriam a permissão de mandar nos outros.”
d) “E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente.”
e) ” Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas.”


15) No excerto “E para isto fundaram escolas...”, o pronome isto sintetiza que ideia?


 16) O termo encrespou em “o rancor encrespou a testa” pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:

a) dividiu

b) alisou
c) nivelou
d) achatou
e) franziu


17) Em “Fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas e fizeram competições entre si...” , ocorre paralelismo sintático, pois a estrutura da oração se repete. Ela é constituída por:

a) verbo transitivo direto e objeto direto

b) verbo transitivo indireto e objeto indireto
c) verbo intransitivo e adjunto adverbial
d) verbo transitivo direto e adjunto nominal
e) verbo transitivo indireto e complemento nominal


18) Ainda em relação ao excerto da questão anterior, a quem se referem os verbos das orações?


a) aos passarinhos.
b) não há referência a nenhum ser.
c) aos urubus
d) aos pintassilgos
e) aos cantores

19) “_ Onde estão os documentos dos seus concursos?” Nesse questionamento, o pronome em destaque faz alusão a quais concursos?

a) dos urubus.

b) apenas dos urubus titulados.
c) de todas as aves da floresta.
d) dos passarinhos submetidos ao questionamento.
e) de qualquer passarinho que surgisse na floresta.


20) No texto os urubus representam, metaforicamente, seres humanos

a) solidários.

b) corteses.
c) arrogantes.
d) inconstantes.
e) indisciplinados.


21) O clímax do texto ocorre com:

a) a inquisição dos pintassilgos, sabiás e canários.

b) a decisão dos urubus de se tornarem cantores.
c) a titulação dos urubus, chamados por Vossa Excelência.
d) a chegada dos pintassilgos que cantavam muito bem.
e) a expulsão das aves da floresta.

22) Da fábula, pode-se inferir a seguinte metáfora:

a) a irracionalidade humana em superestimar habilidades de outros seres.

b) a coerência do ser humano que julga poder legitimar as habilidades por meio de diplomas.
c) a sensatez de institucionalizar os direitos em nome da ordem.
d) a irracionalidade de pessoas que se julgam pelos outros.
e) a prepotência de seres que se julgam com mais qualidades que os demais.

 REFERÊNCIA :Antunes, Irandé. Análise de textos- fundamentos e práticas

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Comentários

  1. Parabéns pela escolha da fábula e pelos exercícios que a traduzem tão bem.

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  2. Obrigada. Procurei elaborar questões com esse objetivo.

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