A rosa de Hiroshima Vinicius de Moraes

 

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Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

 

1) Em “Pensem nas crianças...”, o modo imperativo foi empregado para


a) lembrar os adultos de que crianças também são vítimas da bomba atômica.
b) provocar nas pessoas uma reflexão sobre as atrocidades causadas pela bomba atômica.
c) registrar sua postura de inconformismo diante do ser humano.
d) condenar o ataque alemão ao Japão.
e) mostrar que o ser humano está alheio ao conflito entre as potências mundiais.

   

2) O poema de Vinicius de Moraes fala das gerações afetadas pela guerra e pelo rastro de sofrimento e desespero deixado nas gerações posteriores. A alternativa que exemplifica essa afirmação é:

 

a) Pensem nas meninas
Cegas inexatas

b) A rosa radioativa
Estúpida e inválida

c) Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa

d) Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

e) Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

3) Assinale o item que contém uma característica do poema:


a) estimular uma reflexão crítica sobre os limites da razão humana
b) elucidar o uso da tecnologia, independente de sua finalidade
c) contemporizar a velocidade do uso da tecnologia
d) provocar um sentimento de culpa nas pessoas.
e) sobrepor o emocional ao racional.

4)  Versos que simbolizam a exposição da morte

a) A rosa hereditária/ A rosa radioativa

b) Pensem nas feridas/ Como rosas cálidas
c) Mudas telepáticas/ Cegas inexatas
d) Pensem nas mulheres/Rotas alteradas
e) Sem cor, sem perfume/Sem rosa, sem nada

5)  O emprego do adjetivo cálidas, que significa quentes, em “Como rosas cálidas...”  está adequado pois



a) realçam o vermelho tórrido das rosas.
b) promovem um intenso cenário de sangue .
c) fazem uma comparação com o formato de rosa provocado pela explosão da bomba.
d) comparam as rosas a chagas ainda latentes, quentes, frescas, aflorando de maneira ardente.
e) desenham um abrasador cenário de guerra ainda recente.


6) Em que contexto histórico é possível situar o texto?

a) Guerra Fria

b) II Guerra Mundial
c) Guerra do Golfo
d) Ataque ao World Trade Center
e) Acidente nuclear em Fukushima.

7) Observe a imagem e considere o título do poema . A imagem da rosa pode ser associada




a) aos jardins de Hiroshima
b) à explosão da bomba
c) às diversas crianças
d) às meninas de Hiroshima
e) às feridas
 

8) identifica-se que a rosa citada pelo poeta serve como uma metáfora para a bomba atômica, já que, quando ela explode, surge uma espécie de caule com um "bojo" em cima, fato este associado  a uma rosa para contrapor:

a) estupidez e delicadeza

b) violência e agressividade
c) arrogância e ganância
d) brandura e suavidade
e) brutalidade e rudeza

9) Em que verso o eu lírico emite uma opinião?


a) Pensem nas crianças mudas telepáticas
b) Pensem nas feridas como rosas cálidas
c) Pensem nas meninas cegas inexatas
d) Mas oh não se esqueçam
e) A rosa hereditária


10)  O verbete que destoa do campo semântico do vocabulário do texto é:


a) mudas
b) feridas
c) cirrose
d) rosas
e) rotas




 GABARITO

1)B

2) B

3) A

4) E

5) D

6) B

7) B

8) A

9) D

10) D


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Comentários

  1. Parabéns pelo material. Conheci seu blog recentemente e estou gostando muito do material. Textos interessantes e questões gramaticais contextualizadas. Obrigada por compartilhar riquíssimos materiais de ensino.

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  2. Estou encantado com a doçura como foram planejadas as atividades e disponibilizadas: algo inédito de se ver no mundo moderno. Meus parabéns!

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    1. Obrigada. Siga nosso blog, toda semana tem publicação.

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