CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO Carlos Drummond de Andrade

 

https://www.em.com.br/app/noticia/pensar/2021/10/22/interna_pensar,1315967/flitabira-promove-reencontro-de-drummond-com-a-sua-cidade.shtml



Alguns anos vivi em Itabira.

Principalmente nasci em Itabira.

Por isso sou triste,orgulhoso: de ferro.

Noventa por cento de ferro nas calçadas.

Oitenta por cento de ferro nas almas.

E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,

vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.


E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,

é doce herança itabirana.


De Itabira trouxe prendas que ora te ofereço:

este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;

este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;

este orgulho, esta cabeça baixa…


Tive ouro ,tive gado, tive fazendas.

Hoje sou funcionário público.

Itabira é apenas uma lembrança na parede.

Mas como dói.


(EF35LP04)1) As noites de Itabira eram: 
a) febris. 
b) alegres. 
c) violentas. 
d) monótonas. 
e) românticas.

   

 (EF69LP44)2) Que expressão melhor justifica a resposta da questão anterior? 

a) De ferro. 
b) De amor. 
c) Fotografia. 
d) Orgulhoso. 
e) Sem horizontes.

   

 (EF35LP04)3) De sua terra natal, o eu lírico herdou: 

a) a revolta contra a vida. 
b) a misantropia mórbida. 
c) um desejo incontrolável de divertir-se. 
d) um interesse de ajudar seus semelhantes. 
e) a resignação e a ironia diante da adversidade.

   

 (EF69LP44)4) O verso em que mais se revela o orgulho regionalista do eu lírico é: 

a) “Alguns anos vivi em Itabira.” 
b) “Principalmente nasci em Itabira.” 
c) “Itabira é apenas uma lembrança na parede.” 
d) “De Itabira trouxe prendas que ora te ofereço…” 
e) “A vontade de amar, que me paralisa o trabalho…”

   

 (EF35LP04)5) A principal riqueza de Itabira é: 

a) ferro. 
b) caça. 
c) ouro. 
d) gado. 
e) obras de arte religiosa.

   

(EF69LP44) 6) Assinale o verso que revela uma transformação socioeconômica na vida do eu lírico. 

a) .”Hoje sou funcionário público…” 
b) “Oitenta por cento de ferro nas almas.” 
c) “ A vontade de amar, que me paralisa o trabalho…” 
d) “... este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval…” 
e) “.... este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas…”

   

 (EF69LP44)7) Assinale o item que, no poema, melhor expressa o sentimento do eu lírico. 

a) euforia 
b) saudade 
c) remorso 
d) brandura 
e) comprazimento

   

(EF08LP09) 8) O objeto direto é o complemento de um verbo transitivo. Ele é ligado a esse verbo de forma direta, ou seja, sem preposição. 
 A partir dessa informação, assinale o item em que o termo destacado é um objeto direto. 

a) Alguns anos vivi em Itabira
b) Hoje sou funcionário público
c) Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro, 
d) Itabira é apenas uma lembrança na parede. 
e) A vontade de amar, que me paralisa o trabalho


 


 (EM13LP07) 9) “De Itabira trouxe prendas…”, transpondo essa oração para a voz passiva, de acordo com a norma culta, obtém-se: 

a) Trouxe prendas de Itabira. 
b) Prendas são trazidas de Itabira. 
c) Por mim, traria prendas de Itabira. 
d) Prendas de Itabira foram trazidas por mim. 
e) De Itabira, prendas eram trazidas por mim.

   

 (EF35LP05)10) Em “... este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;” santeiro é: 

a) pessoa santificada. 
b) o mesmo que ermitão. 
c) indivíduo que vive num santuário. 
d) pessoa que faz e vende imagem de santos. 
e) indivíduo encarregado de encher as imagens de santos com ouro para driblar impostos cobrados por Portugal, no século XVII.


   


  Referência: Português Interpretação - Jesus, Ricardo, Roberto - Terceiro Volume 


 VEJA TAMBÉM:

Comentários