ERA UMA VEZ Kell Smith

 




Era uma vez
O dia em que todo dia era bom
Delicioso o gosto e o bom gosto das nuvens serem feitas de algodão
Dava pra ser herói no mesmo dia em que escolhia ser vilão
E acabava tudo em lanche
Um banho quente e talvez um arranhão

Dava pra ver, a ingenuidade a inocência cantando no tom
Milhões de mundos e universos tão reais quanto a nossa imaginação
Bastava um colo, um carinho
E o remédio era beijo e proteção
Tudo voltava a ser novo no outro dia
Sem muita preocupação

É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado dói bem menos que um coração partido
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado dói bem menos que um coração partido

Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar na felicidade real
E entender que ela mora no caminho e não no final

                                                           Keylla Cristina Dos Santos Batista

1) O tema do texto é:


a) recordações racionais
b) saudade da infância
c) lembranças do mundo de antigamente
d) memórias ingênuas
e) reminiscências singelas

2) O título do texto remete a que gênero textual ?

a) biografia

b) novela
c) lenda
d) fábula
e) contos de fada

3) A primeira estrofe faz uma referência à infância. Que vocábulo/ expressão retoma esse assunto?

a) maldade

b) coração partido
c) início
d) mundo mau
e) viver

4) Em “E o remédio era beijo e proteção”, o eu lírico faz alusão a:

a) figura dos pais

b) proteção divina
c) sensibilidade pueril
d) sentimentalismo juvenil
e) autocomiseração exacerbada

5) Que relação o eu lírico estabelece entre joelho ralado e coração partido?


a) sinonímia
b) paralelismo
c) interdependência
d) comparação
e) antonímia

6) Joelho ralado e coração partido, respectivamente, é uma relação entre as dores:

a) física e racional

b) emocional e física
c) racional e emocional
d) física e emocional
e) emocional e racional

7) Considerando o verso “Porque um joelho ralado dói bem menos que um coração partido”, pode-se inferir que a afirmação do eu lírico considera que:

a) o joelho ralado cura mais rápido que um coração partido.

b) um coração partido jamais se recupera.
c) a dor de um joelho ralado reflete a dor de um coração partido
d) a dor de um coração partido é simbolizada pelo joelho ralado.
e) quem já ralou o joelho não sabe quão intensa é a dor de um coração partido.

8) O item que apresenta uma metáfora feita pelo eu lírico é:


a) o mundo ficou mau
b) nuvens serem feitas de algodão
c) ser herói no mesmo dia em que escolhia ser vilão
d) acreditar na felicidade real
e) mundos e universos tão reais quanto a nossa imaginação

9) Mesmo chegando à idade adulta, o eu lírico declara ser possível manter um elo com a infância. Essa afirmação é expressa por meio do vocábulo:

a) felicidade

b) mau
c) real
d) normal
e) magia

10) Em ”Dava pra ver, a ingenuidade a inocência cantando no tom”, identifica-se:


a) hipérbole
b) metonímia
c) prosopopeia
d) eufemismo
e) ironia

11) No texto, o par de vocábulos que denota uma oposição é :

a) mau/normal

b) herói/ vilão
c) ingenuidade/inocência
d) magia/felicidade
e) caminho/final

12) Na última estrofe, o termo “ela” retoma um outro elemento já citado no texto que é:


a) felicidade
b) real
c) magia
d) maldade
e) infância

13) “E entender que ela mora no caminho e não no final.” Com essa assertiva, o eu lírico afirma que a felicidade se faz presente:


a) no fim da vida.
b) na realidade cotidiana
c) na magia da infância
d) na ingenuidade pueril
e) no joelho ralado

14) Um tempo distante em que não havia problemas e tudo era magicamente solucionado pelos adultos sem que as crianças se dessem conta. Essa ideia está expressa no verso:



a) O dia em que todo dia era bom.
b) Bastava um colo, um carinho.
c) E acabava tudo em lanche.
d) Milhões de mundos e universos tão reais quanto a nossa imaginação.
e) E quando cresce quer voltar do início.

15) A dicotomia felicidade/tristeza é manifestada em na oposição:


a) bom/mau
b) início/final
c) colo/carinho
d) mundos/universos
e) infância/vida adulta

16) O termo que melhor resume a última estrofe do poema é:


a) liberdade
b) comodismo
c) saudosismo
d) amadurecimento
e) nostalgia

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GABARITO

1) B

2) E

3) C

4) A

5) D

6) D

7) A

8) B

9) E

10) C

11) B

12) A

13) B

14) A

15) E

16) D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




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