ADAPTAÇÃO DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL”- JOSUÉ LIMEIRA
O “Pequeno príncipe em cordel” é uma releitura do livro “O pequeno príncipe”,
cujo resumosegue:
O
Pequeno Príncipe é uma obra literária escrita por Antoine de Saint-Exupéry que
narra a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide e decide
viajar pelo universo em busca de novas amizades e aventuras.
No
início da história, o Pequeno Príncipe deixa seu planeta e começa a visitar
outros mundos, onde encontra personagens interessantes e únicas. Ele conhece
uma rosa vaidosa, um rei pretensioso, um contador obcecado por números, um
bebedor que está sempre sedento, entre outros.
No
meio da história, o Pequeno Príncipe chega à Terra, onde conhece um aviador que
se torna seu amigo e ouve sua história de vida. Juntos, eles exploram o
deserto, onde o Pequeno Príncipe encontra uma raposa que lhe ensina sobre a
importância da amizade e do amor.
No
final da história, o Pequeno Príncipe decide voltar para o seu planeta e se
despede do aviador, deixando uma mensagem de esperança e amor.
Os
personagens de "O Pequeno Príncipe" são únicos e inesquecíveis, cada
um deles representando uma parte da personalidade humana. A rosa representa a
vaidade, o rei a arrogância, o contador a frieza, o bebedor a busca incessante
por prazeres, e assim por diante.
(EF69LP55) 1) A linguagem presente nos versos é:
a) formal
b) informal
c) regional
d) científica
e) cotidiana
C
(EF69LP44) 2) De acordo com os versos, para o menino, proteger a flor era:
a) uma busca
b) um desafio
c) uma missão
d) um propósito
e) uma incógnita
D
(EF07LP11) 3) No verso “Sem rumo, mas com missão”, a conjunção mas tem sentido:
a) causal
b) conclusivo
c) adversativo
d) explicativo
e) condicional
C
(EF08LP09) 4) Nos versos, o adjetivo empregado com valor conotativo é:
a) duras
b) brancas
c) crescida
d) da vida
e) peleja
A
(EF69LP44) 5) Os versos referem-se aos adultos que estão sempre:
a) alienados
b) impassivos
c) apressados
d) aborrecidos
e) envergonhados
C
(EF69LP44) 6) De acordo com o texto, é possível inferir que o mais importante é:
a) ser rico
b) ser ágil
c) ser feliz
d) ser inquiridor
e) ser despretensioso
C
( EF69LP44) 7) Da leitura dos versos, depreende-se que:
a) a vida é curta.
b) o mau nem sempre nos faz mal.
c) problemas são sempre gigantes.
d) somente pessoas célebres são sábias.
e) os problemas devem ser resolvidos assim que surgem.
E
(EF69LP44) 8) Os versos “Sem brabeza com as lagartas se quer borboletas no ar” fazem referência à:
a) paciência
b) indiferença
c) precipitação
d) intolerância
e) mediocridade
A
(EF08LP13) 9) Ainda em relação aos versos “Sem brabeza com as lagartas se quer borboletas no ar”, a conjunção se expressa:
a) causa
b) tempo
c) condição
d) finalidade
e) conformidade
C
(EF05LP02)10) Em “Não há cachaça que afaste a gente da gente mesmo”, o verbete mesmo é:
a) substantivo, significando coisa igual.
b) advérbio, com sentido de realmente.
c) palavra expletiva, reforçando o sentido do advérbio gente.
d) pronome demonstrativo, empregado como partícula de reforço.
e) parte de expressão concessiva , expressando um fato contrário.
D
(EF05LP02)11) Dentre as acepções do verbo conhecer, a que melhor se encaixa no contexto textual “Sem nunca ir explorar, conhecer cada lugar?”
a) visitar
b) nomear
c) distinguir
d) ter ciência
e) submeter-se
A
(EF08LP09)12) Sobre o emprego dos adjetivos invisível, sensível, amável, responsável empregados nos versos, é possível afirmar que:
a) valorizam o cenário do agreste.
b) mitigam a sensibilidade humana.
c) expressam a subjetividade do autor.
d) retratam de forma objetiva o tema do texto.
e) minoram o encadeamento dos versos por meio de rimas.
C
(EF69LP47) 13) Quem é o receptor da mensagem desses versos:
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