O PEQUENO PRÍNCIPE NO SERTÃO





 ADAPTAÇÃO DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL”- JOSUÉ LIMEIRA

O “Pequeno príncipe em cordel” é uma releitura do livro “O pequeno príncipe”, cujo resumo segue:

 

            O Pequeno Príncipe é uma obra literária escrita por Antoine de Saint-Exupéry que narra a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide e decide viajar pelo universo em busca de novas amizades e aventuras.

            No início da história, o Pequeno Príncipe deixa seu planeta e começa a visitar outros mundos, onde encontra personagens interessantes e únicas. Ele conhece uma rosa vaidosa, um rei pretensioso, um contador obcecado por números, um bebedor que está sempre sedento, entre outros.

            No meio da história, o Pequeno Príncipe chega à Terra, onde conhece um aviador que se torna seu amigo e ouve sua história de vida. Juntos, eles exploram o deserto, onde o Pequeno Príncipe encontra uma raposa que lhe ensina sobre a importância da amizade e do amor.

            No final da história, o Pequeno Príncipe decide voltar para o seu planeta e se despede do aviador, deixando uma mensagem de esperança e amor.

            Os personagens de "O Pequeno Príncipe" são únicos e inesquecíveis, cada um deles representando uma parte da personalidade humana. A rosa representa a vaidade, o rei a arrogância, o contador a frieza, o bebedor a busca incessante por prazeres, e assim por diante.



(EF69LP55) 1) A linguagem presente nos versos é: 

a) formal 
b) informal 
c) regional 
d) científica 
e) cotidiana

 
(EF69LP44) 2) De acordo com os versos, para o menino, proteger a flor era: 

a) uma busca 
b) um desafio 
c) uma missão 
d) um propósito 
e) uma incógnita

   

 (EF07LP11) 3) No verso “Sem rumo, mas com missão”, a conjunção mas tem sentido: 

a) causal 
b) conclusivo 
c) adversativo 
d) explicativo 
e) condicional

 
(EF08LP09) 4) Nos versos, o adjetivo empregado com valor conotativo é: 

a) duras 
b) brancas 
c) crescida 
d) da vida 
e) peleja

 
(EF69LP44) 5) Os versos referem-se aos adultos que estão sempre: 

a) alienados 
b) impassivos 
c) apressados 
d) aborrecidos 
e) envergonhados

 
(EF69LP44) 6) De acordo com o texto, é possível inferir que o mais importante é: 

a) ser rico 
b) ser ágil 
c) ser feliz 
d) ser inquiridor 
e) ser despretensioso

 

( EF69LP44) 7) Da leitura dos versos, depreende-se que: 

a) a vida é curta. 
b) o mau nem sempre nos faz mal. 
c) problemas são sempre gigantes. 
d) somente pessoas célebres são sábias. 
e) os problemas devem ser resolvidos assim que surgem.

   

 (EF69LP44) 8) Os versos “Sem brabeza com as lagartas se quer borboletas no ar” fazem referência à: 

a) paciência 
b) indiferença 
c) precipitação 
d) intolerância 
e) mediocridade

   

 (EF08LP13) 9) Ainda em relação aos versos “Sem brabeza com as lagartas se quer borboletas no ar”, a conjunção se expressa: 

a) causa 
b) tempo 
c) condição 
d) finalidade 
e) conformidade

   

 (EF05LP02)10) Em “Não há cachaça que afaste a gente da gente mesmo”, o verbete mesmo é: 

a) substantivo, significando coisa igual. 
b) advérbio, com sentido de realmente. 
c) palavra expletiva, reforçando o sentido do advérbio gente. 
d) pronome demonstrativo, empregado como partícula de reforço. 
e) parte de expressão concessiva , expressando um fato contrário.

 
(EF05LP02)11) Dentre as acepções do verbo conhecer, a que melhor se encaixa no contexto textual “Sem nunca ir explorar, conhecer cada lugar?” 

a) visitar 
b) nomear 
c) distinguir 
d) ter ciência 
 e) submeter-se

 
(EF08LP09)12) Sobre o emprego dos adjetivos invisível, sensível, amável, responsável empregados nos versos, é possível afirmar que: 

a) valorizam o cenário do agreste. 
b) mitigam a sensibilidade humana. 
c) expressam a subjetividade do autor. 
d) retratam de forma objetiva o tema do texto. 
e) minoram o encadeamento dos versos por meio de rimas.

 
(EF69LP47) 13) Quem é o receptor da mensagem desses versos: 

a) a rosa 
b) a estrela 
c) o coração 
 d) o sertanejo 
 e) o pequeno príncipe

 
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