MEU DESTINO Cora Coralina

                                                                                                                                                                                https://www.youtube.com/watch?v=RtGjrzA0aYo


Nas palmas de tuas mãos
leio as linhas da minha vida.
Linhas cruzadas, sinuosas,
interferindo no teu destino.
Não te procurei, não me procurastes –
íamos sozinhos por estradas diferentes.
Indiferentes, cruzamos
Passavas com o fardo da vida…
Corri ao teu encontro.
Sorri. Falamos.
Esse dia foi marcado
com a pedra branca
da cabeça de um peixe.
E, desde então, caminhamos
juntos pela vida…

1)De acordo com o contexto, as reticências foram empregadas em duas situações no poema para:

a) suprimir outras palavras.
b) exprimir admiração pela vida.
c) ampliar o significado da palavra vida.
d) explicitar um pensamento do eu poético.
e) suspender a opinião do eu lírico.


 

 2) O verso “Não te procurei, não me procurastes”, o vocábulo que melhor sintetiza o encontro dos amantes é: 

 a) acaso
 b) causalidade
 c) contrafeito
 d) consecução
 e) compromisso

   

 3) “Linhas cruzadas, sinuosas”, no poema, são as linhas:

 ( ) do eu lírico   ( ) do ser amado

   

 4) “E, desde então, caminhamos juntos pela vida…” Esses versos contam o final feliz do poema. Final feliz é característico em:

 a) biografias
 b) narrativas épicas 
 c) contos de fadas
 d) artigos de opinião
 e) fábulas

   

 5) Dentre as acepções do vocábulo sinuosas, a que se encaixa no contexto textual “ Linhas cruzadas, sinuosas” é:

 a) com curvas
 b) ardiloso
 c) rebuscado
 d) com veneno
 e) traiçoeiro

   

 6) Os versos do poema são um retrato da vida antes, durante e depois do encontro do eu lírico com o ser amado. Os versos que retratam o momento do antes é:

 a) “Linhas cruzadas, sinuosas, interferindo no teu destino.” 
 b) “Não te procurei, não me procurastes – íamos sozinhos por estradas diferentes.” 
 c) “Indiferentes, cruzamos. Passavas com o fardo da vida…” 
 d) “Corri ao teu encontro. Sorri. Falamos.” 
 e) “E, desde então, caminhamos juntos pela vida…”

   

 7) A expressão “pedra branca da cabeça de um peixe” simboliza o amor, porque pedra é sólida e branca é cor que simboliza a paz e a pureza do amor. O fato de estar “na cabeça dum peixe” representa um amor maduro e racional, porque na cabeça:

 a) são guardadas as emoções.
 b) encontra-se a razão.
 c) estão armazenados os sentimentos. 
 d) localiza-se o cérebro, comando dos atos.
 e) são coletadas as sensações.

   

 8) No verso “E , desde então, caminhamos juntos pela vida “verbete pela designa uma relação de: 

a) causa 
b) inclusão 
c) consequência 
d) lugar 
e) companhia

   

 9) “Nas palmas de tuas mãos leio as linhas da minha vida.” Desses versos infere-se que o eu lírico:

 a) dedicou sua vida ao ser amado. 
 b) tornou-se submisso ao ser amado. 
 c) e o ser amado passaram a fazer parte um da vida do outro. 
 d) passou a conhecer os segredos do ser amado. 
 e) permitiu que sua vida fosse conduzida pelo ser amado.

   

 10) “Nas palmas de tuas mãos leio as linhas da minha vida.” O verbo ler, nesses versos, refere-se a (ao): 

 a) linhas 
 b) palmas da mão 
 c) mãos 
 d) vida do eu lírico 
 e) eu lírico

   

 11) Considerando as classes gramaticais dos vocábulos destacados no excerto abaixo, analise as proposições e assinale a alternativa correta: “Nas palmas de tuas mãos leio as linhas da minha vida. Linhas cruzadas, sinuosas, interferindo no teu destino.” 

 I – Os termos destacados são classificados como advérbios de lugar. 
II – Os termos destacados são pronomes possessivos e todos estão flexionados no plural. 
III – Todos os termos destacados concordam em gênero e número com os termos aos quais estabelecem referência. 
IV – Os termos destacados servem como elementos coesivos e classificam-se como pronomes demonstrativos. 
V – Os termos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por suas, nossa e seu sem alterar o sentido apresentado.

 a) todas as proposições estão corretas.
 b) apenas a proposição IV está correta. 
 c) as proposições II, III e IV estão corretas. 
 d) as proposições III e V estão corretas. 
 e) apenas a proposição III está correta.

   

 VEJA TAMBÉM:


Comentários