AS ROSAS NÃO FALAM Cartola

                                          youtube.com



Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas
Que bobagem as rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas
Que bobagem as não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai

                                       Cartola

Fonte: LyricFind

 

1) Na 1ª estrofe, a conjunção pois tem sentido de:

a) causa
b) explicação
c) consequência
d) tempo
e) finalidade

2) ”Bate outra vez/Com esperanças o meu coração” . A que vocábulo  o verbo  bater se refere? Reescreva esses verbos na ordem direta.

3) Assinale o verso que contém uma opinião do eu lírico:


a) Com esperanças o meu coração.
b) Que bobagem as rosas não falam
c) Queixo-me às rosas
d) Pois já vai terminando o verão
e) Simplesmente as rosas exalam

4) Assinale o item que contém uma súplica.


a) Devias vir/ Para ver os meus olhos tristonhos
b) Simplesmente as rosas exalam / O perfume que roubam de ti, ai
c) Bate outra vez / Com esperanças o meu coração
d) Volto ao jardim / Com a certeza que devo chorar
e) Pois bem sei que não queres voltar / Para mim

5) Muitas vezes, o pleonasmo é empregado para enfatizar uma ideia ou conceito, dando caráter poético à construção. É o que ocorre nos versos: “Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal.” Transcreva os versos do texto em que o pleonasmo também é empregado com essa finalidade.

6) Assinale o item no qual o que  refere-se a um termo antecedente,  funcionando  como pronome relativo.

a) Com a certeza que devo chorar.
b) Pois bem sei que não queres voltar
c) Que bobagem as rosas não falam
d) O perfume que roubam de ti, ai
e) E, quem sabe, sonhavas meus sonhos

7) O adjetivo que melhor sintetiza o tema do poema é:


a) incrédulo
b) evasivo
c) revolto
d) duvidoso
e) desconsolado

8) Por que o coração do eu lírico se enche de esperanças?


a) Porque o verão está terminando.
b) Porque ele tem a expectativa de que seu amor volte com o fim do verão.
c) Porque a esperança não se extingue jamais.
d) Porque as rosas sustentam o amor do eu lírico.
e) Porque o eu lírico tem esperanças de que a mulher volte para o jardim quando o verão terminar.

 

CLIQUE AQUI para fazer o download


GABARITO

1) A

2) O verbo refere-se ao vocábulo coração.

    O meu coração bate outra vez com esperanças.

3) B

4) A

5) E, quem sabe, sonhavas meus sonhos/ Por fim.”

6) D

7) E

8) B

 

Comentários