Onda que, enrolada, tornas Fernando Pessoa

 

                                            http://poesiasemusicasinfantis.blogspot.com/


Onda que, enrolada, tornas,
Pequena, ao mar que te trouxe
E ao recuar te transtornas
Como se o mar nada fosse,


Por que é que levas contigo
Só a tua cessação,
E, ao voltar ao mar antigo,
Não levas meu coração?

Há tanto tempo que o tenho
Que me pesa de o sentir.
Leva-o no som sem tamanho
Com que te oiço fugir!

oiço: o mesmo que ouço


1) Na última estrofe, o eu lírico refere-se:

a) ao mar

b) à onda enrolada
c) ao seu coração
d) ao som do mar
e) à onda que se desmancha


2) Dos versos “E ao recuar te transtornas/Como se o mar nada fosse”, infere-se que:

a) o forte movimento que a onda faz sobre si mesma.

b) ao se desfazer, a onda mistura-se ao mar.
c) a onda recua para o mar ao se aproximar da praia.
d) a onda não se desfaz na areia, nem na pedra, ela retorna ao mar.
e) a onda torna ao mar ignorando o apelo do eu lírico.


3) Que pedido é feito pelo  eu lírico?

a) Que o peso do seu coração se torne mais leve.

b) Que o mar fuja com o barulho das ondas.
c) Que o mar leve seu coração.
d) Que o mar carregue as ondas.
e) Que a onda seja desfeita pelo mar.


4) Que motivo tem o eu lírico ao fazer o seu pedido ao mar ?


a) Comparar o movimento das ondas a seu coração.
b) Buscar no mar uma razão para viver.
c) Refletir sobre sua existência.
d) Encontrar um novo amor.
e) Parar de sofrer.

5) Em “Por que é que levas contigo/Só a tua cessação”, qual o sentido adequado para cessação?

a) recuo

b) espiral
c) composição
d) fim
e) estruturação


6) No verso “Leva-o no som sem tamanho” , o eu lírico considera o barulho do mar:



a) vertiginoso
b) rumorejante
c) irrelevante
d) retraído
e) estrondoso


 

7) Em “Há tanto tempo que o tenho/Que me pesa de o sentir.”, o verbete que melhor substitui o verbo pesar sem alteração de sentido é:


a) desgosta
b) oscila
c) inebria
d) vivifica
e) alvoroça


8) O verso “Com que te oiço fugir!” retoma que verbete do poema?


a) transtornas
b) recuar
c) cessação
d) tornas
e) onda

 

9) Nos versos “Leva-o no som sem tamanho/ Com que te oiço fugir!”, os pronomes o e te referem-se, respectivamente, a:

 

 

 10) Em Como uma onda, Lulu Santos canta: A vida vem em ondas/Como um mar/Num indo e vindo infinito.” No poema de Pessoa, os versos que confirmam essa afirmação é:


 

 

VEJA TAMBÉM:

Comentários

  1. Que lindo poema! Os exercícios bem elaborados ajudam a apreciá-lo ainda mais. Parabéns, professora Mônica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário