CONTO DE TODAS AS CORES Mario Quintana
https://pt.slideshare.net/Rayana87/as-cores-ativo-12632292
Eu já escrevi um conto azul, vários até. Mas este agora é um conto de
todas as cores. Sim, porque era uma vez uma menina verde, um menino azul, um
negrinho dourado e um cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris.
Até que, devidamente nomeada pelo Senhor Prefeito, veio ao seu encontro
uma Comissão de Doutores - todos eles de preto, todos eles de barbas, todos
eles de óculos. E, por mais que cheirassem e esfregassem os nossos quatro
amigos, viram que não adiantava nada e puseram-se gravemente a discutir se
aquilo poderia ser de nascença ou...
— Mas nós não nascemos — interrompeu o cachorro. — Nós fomos inventados.
QUINTANA Mário. Conto de todas as
cores. In: Lili inventa o mundo. São Paulo: Global Editora. © by
Elena Quintana.
1) A maioria das formas verbais do conto está no modo
indicativo, um modo verbal que apresenta ações verbais tidas como reais ou
verossímeis. O conteúdo do conto confirma essa afirmativa? Justifique.
2) A Comissão de Doutores se encontrou com:
b) os homens de preto
c) as crianças
d) o cachorro
e) as crianças e o cachorro.
3) “Eu já escrevi um conto azul, ...” O item que contém um vocábulo que retoma o substantivo conto é:
a) azul
b) arco-írisc) inventados
d) este
e) escrevi
4) Ao afirmar que a
Comissão de Doutores pôs-se a discutir gravemente o assunto dos
meninos e do cachorro colorido, o eu lírico passa a mensagem que a discussão ocorreu
com seriedade. Essas palavras denotam:
a) tempo
b) modoc) causa
d) lugar
e) dúvida
5) Cada uma das diferentes gradações
que pode ter uma cor entre o seu claro e o escuro. Que vocábulo do texto
tem esse significado?
6) A presença do cão com as cores do arco-íris remete a uma aproximação com o ambiente:
b) concreto
c) infantil
d) racional
e) campestre
7) O mundo da imaginação inicia o
conto: “Eu já escrevi um conto azul, vários até. Mas este
agora é um conto de todas as cores.”, até que o conflito é introduzido pela
passagem:
a) “...era uma vez uma menina verde, um menino azul, um negrinho dourado e um cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris”.
b) “...por mais que cheirassem e esfregassem os nossos quatro amigos”c) “Nós fomos inventados.”
d) “... puseram-se gravemente a discutir se aquilo poderia ser de nascença ou... “
e) “... veio ao seu encontro uma Comissão de Doutores”
8) O eu lírico apresenta, no
conto, dois mundos:
a) o da fantasia e o da realidade
b) o da imaginação e o da infânciac) o palpável e o factual
d) o da inventividade e do devaneio
e) o racional e o da sensatez
9) Ao criar coisas que não
existem nesse mundo, o eu lírico leva o leitor a refletir que:
a) a criatividade não faz parte do cotidiano do universo adulto.
b) a inventividade transfigura a realidade, causando frustração nas pessoas adultas.
c) a fantasia também integra o cotidiano real.
d) a vivência do mundo real penetra no domínio da fantasia.
e) o ambiente infantil retratado desnorteia o controle do lado racional do ser humano.
10) “— Mas nós não nascemos — interrompeu o cachorro. — Nós fomos inventados.” Um tema existencial, que pode ser
identificado nesse excerto é:
a) exploração infantil.
b) formação do Cosmo.c) pluralidade étnico-racial.
d) origem da vida
e) longevidade do ser humano
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