CANTIGA QUASE DE RODA Thiago de Mello

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Na roda do mundo

lá vai o menino.

O mundo é tão grande

e os homens tão sós.

De pena, o menino

começa a cantar.

(Cantigas afastam

as coisas escuras.)

Mãos dadas aos homens,

lá vai o menino,

na roda da vida

rodando e cantando.

A seu lado há muitos

que cantam também: 

cantigas de escárnio 

e de maldizer.

Mas como ele sabe

que os homens, embora

se façam de fortes,

se façam de grandes,

no fundo carecem

de aurora e de infância

— então ele canta

cantigas de roda

e às vezes inventa

algumas — mas sempre

de amor ou de amigo.

Cantigas que tornem 

a vida mais doce

e mais brando o peso

das sombras que o tempo

derrama,derrama

na fronte dos homens.

Na roda do mundo

lá vai o menino,

rodando e cantando

seu canto de infância.

………………………..


( Faz Escuro, mas eu Canto.Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro)


(EF69LP44) 1) Dos versos “Na roda do mundo/ lá vai o menino” denota-se que o menino: 

a) canta para aliviar o medo de coisas escuras. 
b) gosta de inventar cantigas de amor e de amigo. 
c) brinca de cantigas de roda de mãos dadas a outras pessoas. 
d) começa sua vida no mundo, isto é, participa do dia a dia da vida. 
e) preocupa-se apenas em cantar para alegrar os homens solitários.

   

 (EF69LP44) 2) Em “O mundo é tão grande / e os homens tão sós.”, o eu lírico quer indicar que: 

a) se o mundo fosse menor, as pessoas não seriam tão egoístas. 
b) devido à imensidão do mundo, as pessoas nunca podem estar unidas 
c) em alguns lugares distantes, existem pessoas isoladas do resto do mundo.
d) as pessoas estariam sempre em contato com as outras, se o mundo fosse menor. 
e) neste mundo tão grande, as pessoas são solitárias porque cada uma só pensa em si.

   

 (EM13LP07) 3) “ De pena, o menino / começa a cantar.” Assinale o item que mantém a ideia expressa pelos versos. 

a) Porque está com pena das pessoas sós do mundo, o menino começa a cantar. 
b) Quando está com pena das pessoas sós do mundo, o menino começa a cantar. 
c) Sempre que está com pena das pessoas sós do mundo, o menino começa a cantar. 
d) Desde que esteja com pena das pessoas sós do mundo, o menino começa a cantar. 
e) Cada vez que está com pena das pessoas sós do mundo, o menino começa a cantar.

   

 (EF69LP44) 4) Os versos do poema permitem inferir que o menino é uma pessoa: 

a) alegre. 
b) realista. 
c) caridosa. 
d) solidária. 
e) simpática.

   

 (EF06LP12) 5) Assinale o item que pode substituir ,sem alteração de sentido, o verbete escuras em “Cantigas afastam / as coisas escuras”, considerando que ele foi empregado em sentido conotativo. 

a) ruins. 
b) opacas. 
c) ofuscadas. 
d) embaralhadas 
e) mal iluminadas.

   

 (EM13LP03) 6) Cantigas de escárnio e maldizer são poesias satíricas do Trovadorismo, isto é, faziam críticas diretas e indiretas por meio de uma linguagem grosseira , com ironia e sarcasmo. No poema, o eu lírico afirma que há muitas pessoas que cantam cantigas de escárnio e de maldizer e afirma também que o menino canta cantigas de roda. A partir dessa comparação, é possível inferir que os adultos: 

a) cantam mal, pois só as crianças cantam com amor. 
b) falam de problemas, de coisas negativas , e as crianças, de amor.
c) já não se recordam das cantigas de roda nessa fase da vida. 
d) adulteram as letras das cantigas de roda, enquanto as crianças as repetem fielmente. 
e) preocupam-se exclusivamente com coisas tristes e problemáticas, e crianças cantam coisas puras.

    

 (EF06LP12)7) Em “... lá vai o menino,/ rodando e contando/ seu canto de infância”. O verbete destacado tem sentido de:

a) sofrendo. 
b) brincando de roda.
c) vivendo o dia a dia. 
d) andando pelo mundo. 
e) questionando os problemas. 

   


 (EF69LP44) 8) Pela leitura do excerto “Mas como ele sabe/ que os homens, embora /se façam de fortes,/se façam de grandes ,no fundo carecem/de aurora e de infância”, depreende-se que o eu lírico considera os adultos como pessoas: 

a) crédulas. 
b) carentes. 
c) imaculadas. 
d) desprovidas. 
e) desmotivadas.

   

 (08LP10) 9) Nos versos “Na roda do mundo / lá vai o menino.”, o verso destacado exerce a função de adjunto adverbial em relação ao seguinte  e expressa ideia de: 

a) lugar 
b) modo 
c) tempo 
d) ordem 
e) inclusão

   

 (EF08LP15) 10) No excerto “A seu lado há muitos / que cantam também: /cantigas de escárnio /e de maldizer.” o pronome em destaque refere-se a: 

a) há 
b) menino 
c) muitos 
d) cantigas 
e) a seu lado

   

 referência: Carneiro, Agostinho D.; Farias, A ; A interpretação do texto e o Pretexto


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