CIRCUITO FECHADO Ricardo Ramos

 

https://twitter.com/lucasbrexe/status/1310595301670039553/photo/1


 

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

 

1) Embora os elementos coesivos estejam ausentes, pode-se afirmar que o texto possui coerência. A associação das palavras permite compreender a temática abordada:

a) Cotidiano de um trabalhador.
b) Ações rotineiras de um fumante.
c) Ritual de um trabalhador em busca de emprego.
d) Detalhamento do trabalho de um profissional de Recursos Humanos.
e) Afazeres dos trabalhadores brasileiros.

 

2)  Assinale o  fragmento que sinaliza a chegada  da personagem ao local de trabalho.


a) “Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara.”
b) “Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos.”
c) “Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas...”
d) “Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo,..”
e) “Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos...”

3) O texto possui uma estrutura circular. Essa inferência pode ser comprovada pois

a) Toda a ação textual gira como um círculo em torno da personagem.

b) As palavras do texto são dispostas de acordo com a semântica , formando círculos.
c) A marcação espacial casa – trabalho forma um círculo.
d) Há um encadeamento de sentido entre as palavras.
e) O texto termina onde começou.

4)  O texto é composto essencialmente por qual classe gramatical?

a) adjetivo

b) advérbio
c) numeral
d) substantivo
e) verbo

5) A repetição dessa classe de palavra identificada na questão anterior  associada às ações da personagem simboliza:



a) letargia
b) monotonia
c) efemeridade
d) rebeldia
e) descompasso

6) A personagem parece não ter vida subjetiva, não tem uma identidade individualizada. O conceito que melhor se adequa a essa análise é:

a) globalização

b) banalização
c) tecnicismo
d) atemporalidade
e) despersonalização

7) A sequência em que as palavras foram dispostas para dar coerência ao texto representa uma ideia geral subentendida:

a) continuidade

b) resistência
c) teimosia
d) tenacidade
e) persistência

8)  O texto  tem a função social de:

a) incentivar a realização de atividades sociais, profissionais e culturais.

b) refletir sobre a vida e como nos comportamos na contemporaneidade.
c) mostrar a disseminação de valores essenciais às relações profissionais.
d) expressar sentimentos, valores e emoções para os leitores sem tempo.
e) ratificar a essência subjetiva do ser humano.

9) Assinale a sequência de palavras que sinalizam a rotina matinal da personagem:



a) chinelos – maço de cigarro - gravata
b) escova – mesa – copo com lápis
c) bule – quadros - táxi
d) vaso – sabonete – creme de barbear
e) jornal – coberta – televisor

10) Depreende-se do texto que:



a) o encadeamento das ações atende a um critério fortuito, mitigando a ideia de submissão do homem à imperatividade do tempo.
b) visa, por meio de uso de apenas uma classe morfológica, revelar aspectos do cotidiano de um homem comum e suas epifanias.
c) a ausência de verbos de ação reflete a inércia da personagem, presa em um cenário doméstico, imbuída de afetividade.
d) é construído predominantemente por substantivos de forma repetitiva, o que pode sugerir o nexo entre circularidade e fechamento explicitado no título.
e) em “Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos (...)” encontra-se o uso estilístico da gradação decrescente.

 


11) As palavras estão sempre relacionadas à cultura de uma sociedade. Portanto, ao se deparar com elas o leitor deve recuperar o conhecimento linguístico, enciclopédico e cultural para compreendê-las. Ao fazer parte de um texto, a relação entre a palavra e o mundo torna-se ainda mais complexa uma vez que ganha um contexto específico, no qual devem ser situadas para que faça sentido.

 

a) As palavras foram retiradas de contexto, por isso perderam sentido.

b) A ordem na qual as palavras foram posicionadas indica o contexto e , portanto, é responsável pela coerência textual.

c) Independente da ordem na qual as palavras foram posicionadas, seria possível contextualizar o texto.

d) O título do texto é incoerente.

e) As palavras estão no sentido denotativo e descontextualizadas.

 



12) Assinale o item que aborda o mesmo tema do texto

 

a) “Todo dia ela faz tudo sempre igual
    Me sacode às seis horas da manhã
    Me sorri um sorriso pontual
    E me beija com a boca de hortelã...”

   

 

b) “Quando não houver saída
    Quando não houver mais solução
   Ainda há de haver saída
   Nenhuma ideia vale uma vida...”

 

c)“Mas é claro que o sol
    Vai voltar amanhã
    Mais uma vez, eu sei

   Escuridão já vi pior
   De endoidecer gente sã
   Espera que o sol já vem...”

  d) “Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia
    Você vai ter que ver
    A manhã renascer
    E esbanjar poesia...”

e) “Não diga
    Que a vitória está perdida
    Se é de batalhas
    Que se vive a vida...”

 

 

 

 


 VEJA TAMBÉM:


Comentários