PLANETA TERRA

      https://br.pinterest.com/pin/828029081462416403/

 

TEXTO I

MÃE DE TODOS NÓS

            Ao consagrar o 22 de abril como Dia da Terra, a Organização das Nações Unidas parece deixar claro que a Terra e os bens naturais são mais do que mercadorias. É urgente insistir nisso. Segundo Ricardo Abramovay, professor da USP, ―   a extração de recursos da superfície terrestre cresceu oito vezes durante o século 20 e atingiu um total de 60 bilhões de toneladas anuais, a partir apenas do peso físico de quatro elementos: minérios, materiais de construção, combustíveis fósseis e biomassa. Essa atenção da ONU à Terra se liga a um movimento mundial que elaborou a Carta da Terra, documento que enuncia os direitos da Terra, os quais devem ser respeitados para garantia da vida no Planeta. Ao consagrar um dia à Mãe Terra, as Nações Unidas aderiram às expressões religiosas das culturas indígenas, que olham a Terra como mãe carinhosa que permanentemente cuida da vida de todo ser vivo. Nos países andinos, os indígenas não bebem vinho ou água sem derramar um gole por terra como brinde à Pacha Mama. Nas últimas décadas, a partir dos trabalhos do cientista James Lovelook, a própria ciência começou a ver a Terra como um organismo vivo e inteligente que reage ao meio ambiente e cria condições propícias para a vida. Leonardo Boff fala da Terra como Gaia, nome com o qual os antigos gregos denominavam como deusa a mãe Terra. Não se trata de propor uma volta à religião antiga, mas de resgatar uma cultura amorosa e de respeito ao nosso Planeta e a tudo que o envolve. (...)

Marcelo Barros Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/9420. Acessado em: 14/05/2012.(Com adaptações)

 

TEXTO II

TERRA, NOSSO LAR

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

Fonte: www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html. Acesso 08/05/2012. (Com adaptações) 

 

( EF67LP27) 1) Os textos I e II consideram o Planeta Terra:

a) uma mercadoria a que todos têm direito.
b) uma religião iniciada pelos antigos gregos.
c) um bem individual que está sendo destruído.
d) um bem coletivo que necessita de cuidados.
e) uma herança inesgotável.

 

 ( EF67LP27) 2) Ainda sobre os textos “Mãe de todos nós” e “Terra, Nosso Lar”, responda. Nesses dois textos, as opiniões dos autores sobre o planeta Terra são 

a) complementares.
b) divergentes.
c) excludentes.
d) iguais.
e) supressivos.

 

( EF69LP44) 3) A comprovação de que a Terra está sendo vista como mercadoria aparece em: 

a) “as Nações Unidas aderiram às expressões religiosas das culturas indígenas”
b) “a própria ciência começou a ver a Terra como um organismo vivo e inteligente”
c) “a extração de recursos da superfície terrestre cresceu oito vezes durante o século 20”
d) “Essa atenção da ONU à Terra se liga a um movimento mundial que elaborou a Carta da Terra”
e) “Não se trata de propor uma volta à religião antiga, mas de resgatar uma cultura amorosa e de respeito ao nosso Planeta”

 

(EF08LP15) 4)Em “a própria ciência começou a ver a Terra como um organismo vivo e inteligente que reage ao meio ambiente”, o pronome que refere-se a: 

a) vivo
b) Terra
c) ciência
d) organismo
e) inteligente

 

 (EF89LP29) 5) No excerto “mas de resgatar uma cultura amorosa e de respeito ao nosso Planeta e a tudo que o envolve. (...)”, o pronome O foi empregado para evitar uma substituição desnecessária do vocábulo:

a) tudo
b) planeta
c) respeito
d) organismo
e) meio ambiente

 

 

 ( EF08LP16) 6) “As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta”. Nesse fragmento, pode-se inferir que o emprego dos adjetivos exigente e incerta : 

a) emolduram a avaliação subjetiva do autor.
b) refletem um comportamento imparcial do autor.
c) ignoram a influência das forças da natureza na vida na Terra.
d) reforçam a robustez das interações fundamentais da natureza.
e) caracterizam a existência terrestre como condescendente e instável.

 

( EF06LP03) 7) Em “ A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado”, o verbete em destaque pode ser substituído, sem prejuízo para a coerência textual, por: 

a) energia
b) frouxidão
c) languidez
d) isonomia
e) homogeneidade

 

 

VEJA TAMBÉM: 

https://sointerpretacao.blogspot.com/2022/01/como-os-campos-marina-colasanti.html 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

Comentários