SONETO DE FIDELIDADE Vinícius de Moraes

 

                                                                                           www.dreamstime.com


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

    Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive
quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
(Vinícius de Morais. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974. p. 269.)

1)  O tema do texto é:


a) O amor que atinge o infinito.
b) O amor intenso compartilhado na alegria e na tristeza.
c) O amor na sua finitude máxima.
d) O amor alimentado unilateralmente.
e) o amor como condição para a solidão.

2)  A palavra chama foi empregada em sentido conotativo, mantendo uma relação de oposição a imortal, caracterizando que o amor é:


a) eterno
b) imorredouro
c) efêmero
d) duradouro
e) permanente

 3) No último verso do soneto, o eu lírico expressa seu ponto de vista a respeito do amor por meio de um(a)

a) ironia explícita.
b) comparação explícita.
c) exagero desnecessário.
d) repetição desnecessária.
e) incompatibilidade semântica

    4)”Dele se encante mais meu pensamento.” Qual é o referente do pronome dele ?

     a) encanto

     b) amor

     c) atento

     d) face

     e) zelo

5) No texto, percebe-se uma gradação, isto é, ideias apresentadas de forma crescente até o clímax. Isso ocorre em:

a) Quero vivê-lo em cada vão momento
b) Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto.
c) Quem sabe a morte, angústia de quem vive
d) E em seu louvor hei de espalhar meu canto
e) Que não seja imortal, posto que é chama.

6) Camões escreveu: Amor é fogo que arde sem se ver,/ é ferida que dói, e não se sente;/é um contentamento descontente,/ é dor que desatina sem doer.” Versos recheados de antíteses, um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso. O soneto de Vinícius confirma ou nega o de Camões? Exemplifique com versos do Soneto da Fidelidade.

  

 7) O vocábulo mesmo possui diversas acepções. Em “Que mesmo em face do maior encanto.”, qual o sentido que dessa palavra no soneto?


a) próprio
b) idêntico
c) esse
d) até
e) aquele

 

8) Aposto é o nome que se dá às palavras que cumprem a função de explicar, esclarecer ou resumir um outro termo da oração, sem ocupar uma função sintática. O aposto  aparece nos versos “ Quem sabe a morte, angústia de quem vive /quem sabe a solidão, fim de quem ama.”                                   Identifique as palavras que funcionam como aposto e os termos  que elas explicam.

 

9) Escreva os versos: “ De tudo ao meu amor serei atento? Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto.” na ordem direta.


10) “Quero vivê-lo em cada vão momento”. O pronome em destaque , empregado cataforicamente, possui  qual referente? 


 CLIQUE AQUI para fazer o download

 GABARITO

1) B

2) C

3) E

4) B

5) B

6) Confirma, pois Vinícius também caracteriza o amor por meio de diversas antíteses: Ao seu pesar ou seu contentamento./ Quem sabe a morte, angústia de quem vive/ E rir meu riso e derramar meu pranto.

7) D

8) aposto: angústia de quem vive   termo: morte

aposto: fim de quem ama           termo: solidão

9) Antes de tudo, ao meu amor serei atento e com tal zelo, e sempre, e tanto.

10) amor

 





 

 

 

 

 

   

 

 

 

Comentários