AMIZADE INSEPARÁVEL Vinicius de Moraes

 


                                                                                       https://caminhanteaprendiz.com.br/2019/08/12/amizade-inseparavel/




Eu talvez não tenha muitos amigos. 
Mas os que eu tenho são os melhores que alguém poderia ter. 
Além disso tenho sorte, porque os amigos que tenho têm muitos 
amigos e os dividem comigo. 
Assim o meu número de amigos sempre aumenta, já que eu sempre ganho amigos dos meus amigos. 
Foi assim aqui, uns eu ganhei há tempos, outros são mais recentes. 
E quem os deu não ficou sem eles, pois a amizade pode sempre ser 
dividida sem nunca diminuir ou enfraquecer. 
Pelo contrário, quanto mais dividida, mais ela aumenta. 
E há mais vantagens na amizade: é uma das poucas coisas que não
custam nada e valem muito, embora não sejam vendáveis. 
Entretanto, é preciso que se cuide um pouco das amizades. As mais recentes, por exemplo, precisam de alguns cuidados… Poucos, é verdade, mas indispensáveis. 
É preciso mantê-las com um certo calor, falar com elas mais amiúde e no início, com muito jeito. 
Com o tempo elas crescem, ficam fortes e até suportam alguns trancos. 

Prezo muito minhas amizades e reservo sempre um canto no
meu peito para elas. 
E, sempre que surge a ocasião, também não perco a oportunidade de dar um amigo a um amigo, da mesma forma que eu ganhei. 
E não adiantam as despedidas, de um amigo ninguém se livra fácil. 
A amizade além de contagiosa é totalmente incurável.



( EF69LP44) 1) No poema, o eu lírico trata das amizades: 

a) antigas e as saudades que provocam. 
b) recentes e as inimizades que causam. 
c) complacentes e as divisões que acarretam. 
d) diversas e os cuidados que requerem. 
e) findas e as tristezas que semeiam.

   

 ( EF69LP44) 2) O excerto “... , pois a amizade pode sempre ser dividida sem nunca diminuir ou enfraquecer.” possui um sentido: 

a) contumaz 
b) afim 
c) aproximado 
d) subsequente 
e) adverso

   

 ( EF69LP44) 3) Dos versos “... é uma das poucas coisas que não custam nada e valem muito, embora não sejam vendáveis.” é possível inferir que: 

a) Amizade é eterna. 
b) O valor da amizade é calculável. 
c) Ter amigos tem alto custo. 
d) Amizade não tem despedida. 
e) Amizade não pode ser comprada.

   

 ( EM13LP03) 4) O ideia que o eu lírico transmite de que é impossível desvencilhar-se de uma amizade está expressa no seguinte verso: 

a) “Mas os que eu tenho são os melhores que alguém poderia ter.” 
b) “Prezo muito minhas amizades e reservo sempre um canto no meu peito para elas.” 
c) “A amizade além de contagiosa é totalmente incurável.” 
d) “E há mais vantagens na amizade: é uma das poucas coisas que não custam nada e valem muito, embora não sejam vendáveis.” 
e) “Assim o meu número de amigos sempre aumenta, já que eu sempre ganho amigos dos meus amigos.”

   

 ( EF07LP09) 5)O eu lírico inicia o poema dizendo “Eu talvez não tenha muitos amigos. Mas os que eu tenho são os melhores que alguém poderia ter.” Assinale o item que indica o sentido do termo destacado e com qual verbete ele se relaciona. 

a) afirmação , relaciona-se com o verbete eu 
b) dúvida, relaciona-se com o verbete tenha 
c) explicação, relaciona-se com o verbete eu 
d) oposição, relaciona-se com o verbete tenha 
e) finalidade, relaciona-se com o verbete eu

   

 ( EF89LP29) 6) “... e os dividem comigo.” O pronome os refere-se : 

a) aos amigos 
b)  a muitos amigos 
c) aos melhores amigos 
d) a dividem 
e) a têm

   

 ( EF07LP12) 7) Em “ falar com elas mais amiúde e no início, com muito jeito.” O verbete destacado pode ser substituído, sem prejuízo para a coerência textual, por: 

a) com frequência 
b) com miudezas 
c) com muito jeito 
d) ademais 
e) consequentemente

   

 ( EF89LP37) 8) Ao afirmar que amizades não custam nada e valem muito, o eu lírico faz uso de: 

a) aliteração 
b) assonância 
c) eufemismo 
d) antítese 
e) metonímia

   

 ( EF89LP37) 9) No verso “Foi assim aqui, uns eu ganhei há tempos, outros são mais recentes” ocorre um recurso coesivo em que há supressão de um termo facilmente subentendido pelo contexto linguístico ou pela situação. Trata-se de: 

a) eufemismo 
b) elipse 
c) pleonasmo 
d) aliteração 
e) ironia

   

 ( EF08LP13) 10) A relação estabelecida entre as orações que compõem o verso “Assim o meu número de amigos sempre aumenta, já que eu sempre ganho amigos dos meus amigos. “ é de: 

a) causa 
b) consequência 
c) explicação 
d) comparação 
e) condição

   

 ( EF07LP11) 11) No excerto: “Pelo contrário, quanto mais dividida, mais ela aumenta. E há mais vantagens na amizade: é uma das poucas coisas que não custam nada e valem muito, embora não sejam vendáveis.” a conjunção E , utilizada duas vezes, dá ideia, respectivamente, de : 

 a) alternância e adição. 
 b) adição e explicação. 
 c) adição e consequência. 
 d) adição e adversidade. 
 e) explicação e conclusão.

   

 VEJA TAMBÉM:





Comentários