UMA ESPERANÇA Clarice Lispector
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Clarice Lispector, Felicidade Clandestina
1) O texto fala de esperança, porém a nomeada pelo menino difere da que é citada pela mãe. A qual esperança cada um deles se refere, respectivamente?
b) inseto e sentimento
c) não se diferem. Mãe e filho referem-se ao inseto.
d) Ambos se referem ao sentimento, portanto a afirmativa da questão não está correta.
e) Há uma alternância de referência no decorrer do texto: ora ambos se referem ao inseto, ora, ao sentimento.
2) Na aparição de uma esperança emerge um mar de diferentes visões. Qual a visão da criança?
b) a da indagação, analisando todas as interrogações que a esperança provoca.
c) a da analogia, comparando o sentimento com o inseto.
d) a da curiosidade, querendo entender o pequeno inseto.
e) a do desvelo, buscando compreender os mistérios da alma humana.
3) No decorrer do texto, mãe e filho travam um diálogo cujo tema é a esperança. Partindo dessa afirmação, é correto afirmar que:
b) ambos se isolam em seus comentários, desconsiderando a interlocução do outro.
c) as reflexões da mãe ignoram as alusões do filho acerca da esperança.
d) as falas do garoto escondem uma crítica ao sentimento.
e) as citações do filho alusivas ao inseto aplicam-se ao sentimento.
4) De que maneira as falas da mãe e do filho se concatenam?
b) a mãe e a criança fomentam a discussão acerca da esperança defendendo pontos de vista distintos.
c) a criança aponta as características do sentimento indiretamente.
d) a mãe reforça as alusões da criança com exemplos.
e) a criança faz um discursivo empregando eufemismos.
5) Sobre o texto, é correto afirmar:
a) Há momentos no texto em que a narradora não deixa claro para o leitor se está falando da esperança inseto ou da esperança sentimento. Isso dá ao texto um tom reflexivo.
b) Há a personificação da esperança.
c) Apresenta uma autoanálise das ilusões infantis.
d) Faz uma comparação direta entre objetivos e desilusões.
e) Compila todo o sentimento da esperança num único vocábulo: hesitação.
b) o filho da personagem narradora fica deslumbrado e, ao mesmo tempo, pessimista diante do inseto,
c) a narradora depara-se, diante do inseto esperança, com seus próprios medos passados.
d) um fato cotidiano leva a narradora a refletir sobre suas escolhas no passado e suas consequências no presente.
e) a surpresa gerada pela presença do inseto é imediatamente substituída pela atitude prática e objetiva na resolução de um problema metaforizado na figura da aranha.
7) No texto,
há uma sugestão lírica de que a “esperança” é um sentimento
a) provisório e desnecessário
b) frustrante e misterioso
c) objetivo e constante
d) instintivo e delicado
e) frágil e previsto
8) “Uma vez, aliás, agora é que me lembro, uma esperança bem menor que esta, pousara no meu braço. Não senti nada, de tão leve que era, foi só visualmente que tomei consciência de sua presença. Encabulei com a delicadeza. Eu não mexia o braço e pensei: “e essa agora? que devo fazer?” Em verdade nada fiz. Fiquei extremamente quieta como se uma flor tivesse nascido em mim. Depois não me lembro mais o que aconteceu. E, acho que não aconteceu nada.” Assinale o item que apresenta uma das interpretações possíveis acerca dessa passagem.
a) É o relato de mais um acontecimento cotidiano, como outros citadas no texto.
b) É a narrativa das reflexões filosóficas da personagem.
c) É o relato de um episódio envolvendo o inseto que traz à tona a falta de coragem para agir da personagem.
d) É a exposição dos motivos que levaram a mãe a não ter reação diante do pouso da esperança.
e) É a descrição minuciosa de cada ato da mãe ante a esperança.
9) “Não havia dúvida: a esperança pousara em casa, alma e corpo.” De acordo com o contexto, esse pensamento da personagem, permite inferir que:
a) um episódio caseiro provocou uma reflexão filosófica.
b) a morte da aranha desencadeou um processo de autoquestionamento no filho.
c) o excerto denota a mesclagem entre inseto e sentimento, confundindo o leitor.
d) é um fragmento dúbio, impedindo a quem é feita a referenciação.
e) a oposição de ideias prevalece nessa passagem do texto por meio dos vocábulos corpo e alma.
10) O foco do texto é :
a) a filosofia de vida de cada ser humano.
b) os sonhos de cada um.c) os receios da alma humana.
d) a subjetividade humana
e) a ausência de sentimentos ante a determinadas situações.
11) " Não uma aranha, mas me parecia "a" aranha. Andando pela sua teia invisível, parecia transladar-se maciamente no ar." Assinale a alternativa CORRETA sobre a construção do sentido “uma" e “a” dentro o texto.
b) O emprego do artigo indefinido acentuou a exclusividade comportamental do aracnídeo.
c) O emprego do artigo é indiferente pois o sentido do excerto se dá pelo contexto textual.
d) O artigo indefinido atribuiu o sentido de qualquer à aranha, o definido determinou de forma precisa que a aranha era matadora.
e) O emprego do artigo definido ( a aranha) possui valor semântico de algum, o indefinido, de toda aranha.
12) Em “Não uma aranha, mas me parecia “a” aranha.” (l. 28-29), a substituição do artigo indefinido pelo definido gera, como efeito de sentido:
a) o conhecimento compartilhado entre a narradora e o leitor em relação à existência da aranha.
b) a simbologia do medo do filho, que reage imediatamente, matando a aranha.
c) a constatação de aquela era aranha era o elemento decisivo na extinção da aranha.
d) a ideia de que a aranha era um animal ausente da vida da narradora e do filho.
e) a sensação de que a aranha era um animal mais perturbador que a aranha
13) Em “Andando pela sua teia invisível, parecia transladar-se maciamente no ar." O vocábulo em destaque pode ser substituído , sem alteração de sentido, por:
b) voar
c) observar
d) plainar
e) voejar
14) No texto, como a esperança – sentimento - é caracterizada?
a) secreta e inexpressiva
b) oculta e frustrante
c) aparente e utópica
d) calma e artificial
e) silenciosa e muitas vezes ilusória
15) O texto de Clarice Lispector ancora-se no duplo sentido da palavra esperança, tomada como substantivo ora concreto, ora abstrato. Com base nessa informação, indique a alternativa que aponta, respectivamente, esses sentidos.
b) Expectativa positiva, perfil franzino.
c) Segurança íntima, tipo de inseto.
d) Tipo de gafanhoto, confiança em coisa boa.
e) Sentimento otimista, inseto esverdeado.
16) O texto apresenta o verbete esperança com mais de um sentido. Esse tipo de ocorrência nomeia-se:
b) polissemia
c) polifonia
d) ironia
e) cacofonia
17) “Uma esperança” utiliza alguns
recursos literários para causar catarse e aguçar a sensibilidade do leitor. Ao
escolher fazer divagações sobre a esperança, uma espécie de inseto, o
narrador-personagem evidencia o caráter reflexivo do texto, por meio da:
a) ironia, fazendo ponderações que se aplicam exclusivamente à esperança como inseto.
b) ironia, fazendo ponderações que se aplicam exclusivamente à esperança como um estado emocional.
c) ambiguidade, fazendo ponderações que se aplicam tanto à esperança como inseto quanto como estado emocional.
d) ambiguidade, fazendo ponderações que se aplicam exclusivamente à esperança como um estado emocional
e) ambiguidade, fazendo ponderações que se aplicam exclusivamente à esperança como inseto.
18) Há situações em que o adjetivo muda de sentido caso seja colocado antes ou depois do substantivo. Essa situação ocorre em:
b) longas pernas
c) certa hora
d) mundo comível
e) teia invisível
19) No excerto “Uma vez, aliás, agora é que me lembro, uma esperança
bem menor que esta, pousara no meu braço. Não senti nada, de tão leve que era,
foi só visualmente que tomei consciência de sua presença.” Assinale o item que
retoma o vocábulo em destaque:
a) meu
b) sentic) que
d) tomei
e) sua
20) “Aqui em casa pousou uma esperança.” Dentre as várias acepções do verbo pousar, assinale a que se adequa ao texto:
a) Pôr algo sobre uma superfície.
b) Descer ao chão, após o voo.
c) Passar a noite em; hospedar-se.
d) Parar para descansar.
e) Estabelecer residência; morar.
21) O texto “Uma esperança” pertence ao seguinte gênero textual:
b) novela
c) crônica
d) fábula
e) conto
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GABARITO
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GABARITODENUNCIAR ESTE ANÚNCIO
Que bom reler essa crônica! Reflexão interessante. Exercícios inteligentes.
ResponderExcluirClarice sempre sensacional.
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