POR SUPUESTO Marina Sena

 

           

www.youtube.com



E vi à beça
O gozo, a ginga, a luz
O som, a festa

Reparo em corte de cena
Ponta, planta, mesa
Recorte inteiro
De um amor completo

Só falta pelo menos
Um passo torto em cena
Não vou dormir
Já vi, tô nessa

Eu já deitei no seu sorriso
Só você não sabe
Te chamei pro risco
Então fica à vontade

Vivo em tela viva
Tela de cara e coragem
Solta esse seu muro
E põe os pés nessa viagem

Eu já deitei no seu sorriso
Só você não sabe
Te chamei pro risco
Então fica à vontade

Vivo em tela viva
Tela de cara e coragem
Solta esse seu muro
E põe os pés nessa viagem

Meu sonho feliz
Era chegar e já cair no mar
Pela forma como se segue
O tempo, a nuvem
Pode ser que vai chover
E não vou me molhar

Toda pressa é inimiga do cuidado
E hoje eu quero, amanhã te quero
Posso esperar

Eu hoje tô bem
Quero ser o seu bem
Solta a mão do vão-vem
Do vão-vem

Por supuesto
Que não transpareço
Mas eu já rezei um terço hoje
Pro seu santo me guardar

Zerei as moedas do desejo
Pra você me dar um beijo
Desembolar

Eu já deitei no seu sorriso
Só você não sabe
Te chamei pro risco
Então fica à vontade

Vivo em tela viva
Tela de cara e coragem
Solta esse seu muro
E põe os pés nessa viagem

Eu já deitei no seu sorriso
Só você não sabe
Te chamei pro risco
Então fica à vontade

Vivo em tela viva
Tela de cara e coragem
Solta esse seu muro
E põe os pés nessa viagem

Meu sonho feliz
Era chegar e já cair no mar
Meu sonho feliz

Era chegar e já cair no mar


1) Qual o sentido do verso “Eu já deitei no seu sorriso” ?

a) Estou apaixonada por você.
b) Só vou me deitar depois de ver você sorrindo.
c) Seu sorriso é lindo.
d) Seu sorriso me faz dormir feliz.
e) Fiz você de bobo, quando fiz você sorrir.


2) O tema do texto é um amor:

a) incondicional
b) surreal
c) terno
d) não correspondido
e) imortal


3)  A passagem  que revela a vontade do eu lírico se entregar ao ente amado é:

a) Zerei as moedas do desejo / Pra você me dar um beijo

b) Meu sonho feliz / Era chegar e já cair no mar
c) Solta esse seu muro / E põe os pés nessa viagem
d) Vivo em tela viva / Vida de cara e coragem
e) Pode ser que vai chover / E não vou me molhar


4) Por supuesto é uma expressão espanhola que significa com certeza, evidentemente . Considerando o contexto textual, os versos “ Por supuesto / Que não transpareço” significam que o eu lírico:

a) age de forma reservada ante o ser amado.
b) procura uma forma de evidenciar sua paixão.
c) apenas insinua sua paixão.
d) faz de tudo para ser notado.
e) procura se guardar para não ser descoberto.


5) “Solta esse seu muro e põe os pés nessa viagem”, com esses versos o eu lírico :

a) julga que a paixão trará a liberdade para si e o amado.

b) considera o ser amado corajoso.
c) chama o ser amado para uma viagem.
d) busca uma forma de se proteger dessa paixão.
e) invita o ser amado para viverem sua paixão.


6) Em “Pode ser que vai chover / E não vou me molhar” , identifica-se ideia de :

a) oposição

b) adição
c) complementação
d) conclusão
e) explicação


 

7) A ideia de oposição está presente nos versos:

a) “Meu sonho feliz/ Era chegar e já cair no mar”

b) “Vivo em tela viva/ Tela de cara e coragem”
c) “Quero ser o seu bem/Solta a mão do vão-vem”
d) “Recorte inteiro/De um amor completo”
e) “Te chamei pro risco/Então fica à vontade”


8) Apesar da linguagem predominante no texto ser conotativa, pode-se apontar versos em que há o emprego da linguagem denotativa. É o que ocorre em:

a) “Eu hoje tô bem”

b) “Solta esse seu muro”
c) “Eu já deitei no seu sorriso”
d) “Zerei as moedas do desejo”
e) “Um passo torto em cena”


9) No verso “Já vi, tô nessa”, identifica-se o emprego de linguagem:

a) regional

b) coloquial
c) culta
d) científica
e) formal


10) A expressão “à beça” é atribuída aos muitos argumentos usados pelo jurista sergipano Gumercindo Bessa ao enfrentar Rui Barbosa em famosa disputa pela independência do então território do Acre, que seria incorporado ao Estado do Amazonas. Com o tempo, o sobrenome famoso perdeu a inicial maiúscula e os dois “esses” foram substituídos por um “cê-cedilha”. De posse dessa informação, é possível afirmar que o sentido da expressão à beça é de:

a) sucessão de coisas

b) enumeração de coisas
c) citação de elementos
d) de maneira gradativa
e) em grande quantidade


11) Nos  versos “Então fica à vontade”, ”Solta esse seu muro/ Põe os pés nessa viagem”, “Solta a mão do vão-vem”, o eu lírico estabelece uma interação com o ser amado, empregando formas verbais no imperativo que expressam:

a) um convite

b) um fato
c) uma idealização
d) uma opinião
e) uma atitude intempestiva


12) O  vocábulo ou expressão que, no texto, assume o sentido de resolver um assunto é:

a) zerei

b) por supuesto
c) vão-vem
d) desembolar
e) cara e coragem




VEJA TAMBÉM:





Comentários