O QUE É,O QUE É? Gonzaguinha

 

                                                    https://br.pinterest.com/pin/497084877624614064/

 


Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita


Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz


Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita


Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz


Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita


E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!


E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão


Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo


Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor


Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer


Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser


Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte


E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita


Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

 

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita.

1) O sentimento que impera no texto é:

a) ressentimento.

b) otimismo.
c) desalento.
d) desencontro.
e) compaixão.


2) Para o eu lírico, a felicidade está:

a) na batida de um coração.
b) no aprendizado que se adquire com o sofrimento.
c) na efemeridade da vida.
d) no mistério profundo que envolve a vida.
e) na maneira como se encara a vida.

 


3) Assinale o item que aponta uma visão pessimista da vida.

a) “Eu só sei que confio na moça/E na moça eu ponho a força da fé”

b) “Que a vida devia ser/Bem melhor e será”
c) “Sempre desejada/Por mais que esteja errada”
d) “Que a vida da gente/É um nada no mundo”
e) “Somos nós que fazemos a vida/Como der, ou puder, ou quiser”


4) O título da música é um questionamento implícito  sobre o significado que cada um dá para a sua vida. A resposta que revela  a opinião do eu lírico é:

a) “É bonita, é bonita/E é bonita”

b) “Você diz que é luta e prazer”
c) “Ela é a batida de um coração”
d) “É um nada no mundo”
e) “Ele diz que a vida é viver”

 


5)  O verso “Que a vida devia ser/Bem melhor e será” revela

a) apelo

b) ilusão
c) esperança
d) ingenuidade
e) angústia

 


6) No texto, há versos em que o eu lírico recorre à repetição de termos com a intenção de:

a) coordenar as ideias.

b) ecoar assuas ideias.
c) refletir sobre suas ideias.
d) contrapor as ideias.
e) enfatizar a ideia.

 


7) Nos versos “Somos nós que fazemos a vida/Como der, ou puder, ou quiser”, a conjunção em destaque estabelece relação de:

a) continuidade

b) conformidade
c) comparação
d) sequenciação
e) enumeração



8) Em “A vida é bonita, é bonita”, há ocorrência de predicado nominal pois:

a) o verbo apenas liga duas palavras de caráter nominal , um substantivo e um adjetivo.

b) o adjetivo estabelece uma relação de causa com o substantivo.
c) o verbo indica uma ação do sujeito “a vida”
d) o substantivo “vida” está concordando com a forma verbal “é”, estabelecendo relação entre o sujeito e o predicado.
e) o verbo e o adjetivo estão no singular.

 


9) Assinale o item em que o termo que  faz referência a um outro termo já citado.

a) “Eu sei, eu sei/Que a vida devia ser/Bem melhor e será”

b) “Mas isso não impede/Que eu repita”
c) “Há quem fale/Que a vida da gente”
d) “É uma gota, é um tempo/Que nem dá um segundo”
e) “Você diz que é luta e prazer”


10) Ah meu Deus!

 
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita.

Analise as afirmações sobre a última estrofe:

I  -   O advérbio bem imprime a ideia de intensidade ao adjetivo melhor.

II -   O pronome isso foi empregado para evitar a repetição de algo que já foi mencionado.

III -  A evocação a Deus em “Ah meu Deus” configura um aposto, termo que especifica outro termo da oração.

IV – A forma verbal será pertence ao futuro do presente, tempo verbal usado para expressar incerteza referindo-se  a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

Está correto o que se afirma em:

 

a) I e III
b) I e II
c) I,II e III
d) I, II e IV
e) III e IV


 

 VEJA TAMBÉM:


Comentários