O assassino era o escriba Paulo Leminski
https://www.youtube.com/watch?v=JALZlNuEUAY
Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
***
a) o eu lírico apresenta o professor como um ser alienado e frustrado.
b) o eu lírico expõe o professor por uma ótica objetiva e convencional.
c) o professor é apresentado pelo eu lírico como uma pessoa que preza pelo rigor gramatical.
d) os eventos narrados pelo eu lírico no decorrer do poema revelam um professor que falava disparidades.
e) o efeito de humor do poema advém da terminologia sintática e morfológica que, num primeiro momento, é motivo de estranhamento.
(EF69LP48) 2) Após a leitura do poema e análise de todas as referências gramaticais e figurativas usadas pelo autor para a construção da história, pode-se afirmar que:
a) A palavra “predicado”, do segundo verso do poema, é sinônimo de “pleonasmo”.
b) O poema de Leminski apresenta uma história narrada com onisciência pelo próprio autor.
c) O professor era um “pleonasmo”. Essa palavra destacada representa uma figura de pensamento similar à ironia.
d) Na frase, “Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça”, o verbo da oração não necessita de complemento.
e) Ter um “jeito assindético”, de acordo com Gramática e, principalmente, com as figurações apresentadas no texto, significa expressar-se de forma isolada e desconectada, em relação à realidade de quem narra a história.
(EF69LP03) 3) O tema do poema é:
a) exaltação à gramática tradicionalista.
b) o resgate da memória discente do eu lírico.
c) os erros e fracassos do professor no decorrer de sua vida profissional.
d) a sintaxe, que desvenda a morte do protagonistas (professor/ sujeito inexistente)
e) a passividade do professor por meio da voz verbal reflexiva que caracteriza sua trajetória pessoal.
(EF08LP06) 4) No poema, o objeto direto é:
a) a vítima.
b) o assassino.
c) a arma do crime.
d) a causa da morte.
e) o resumo sintático do crime.
(EF09LP05) 5) O título “O assassino era o escriba.”, a função sintática exercida pelo termo assassino é:
a) sujeito
b) objeto direto
c) núcleo do sujeito
d) predicativo do sujeito
e) complemento nominal
(EF06LP12) 6) Assinale o item que melhor substitui o vocábulo destacado em “ Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,regular como um paradigma da 1ª conjugação.”
a) modelo
b) radical
c) verbete
d) elemento
e) quadrante
(EF08LP09) 7) O verso que contém um período com sujeito indeterminado é:
a) Foi infeliz.
b) E ela era bitransitiva.
c) Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
d) Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
e) A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
(EF09LP11) 8) Qual adjetivo, no texto, é atribuído ao pleonasmo ?
a) regular
b) principal
c) predicado
d) paradigma
e) análise sintática
VEJA TAMBÉM:
Comentários
Postar um comentário