MÃOS DADAS Carlos Drummond de Andrade






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 Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.


(EF35LP07) 1) A ideia central do texto é que o eu lírico. 

a)solidariza-se com os homens. 
b)sugere a união dos poetas em prol de um mundo futuro melhor. 
c)deseja ver todos unidos numa vida mais justa e mais humana. 
d) contém a mesma ideia “Não serei o poeta de um mundo caduco” ao longo do poema. 
e) liga-a a uma mensagem política, à união do povo contra a exploração do homem pelo homem.

   

 ( EF06LP03) 2) Assinale o item que apresenta um verbete com a mesma acepção de caduco em “Não serei o poeta de um mundo caduco”. 

a)louco 
b)injusto 
c)distante 
d)obsoleto
e) idealizado

   

 (EF67LP08) 3) A ideia contida no verso “ Estou preso à vida e olho meus companheiros” também está presente em: 

 ) “Também não cantarei o mundo futuro.” 
b) “Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.” 
c) “Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.” 
d) “não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela” 
e) “O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes, a vida presente.”

   

 (EF69LP44) 4) A ideia de cantar “a vida presente”, também se pode inferir 

a) de não ser ele o cantor de “um mundo caduco”. 
b) de “ir de mãos dadas” com os demais homens. 
c) de sua recusa em ver a “paisagem …da janela” 
d) da negativa do eu lírico em cantar o mundo futuro. 
e) de “estar preso à vida” e olhar seus companheiros.

   

 (EF67LP08) 5) A negativa de “Não serei o cantor de uma mulher” se repete em: 

a) “Não serei o cantor de uma mulher, de uma história” 
b) “não direi os suspiros ao anoitecer…” 
c) “não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida’ 
d) “não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.” 
e) “Também não cantarei o mundo futuro.”

   

 ( EF89LP32) 6) Assinale o item em que o trecho da música vai ao encontro da temática do poema. 

a) “Ando devagar porque já tive pressa e levo este sorriso porque já chorei demais” (Almir Satter). 
b) “Viver e não ter a vergonha de ser feliz e cantar (...) a beleza de ser um eterno aprendiz” (Gonzaguinha). 
c) “ Caminhando e cantando e seguindo a canção. somos todos iguais braços dados ou não” ( Geraldo Vandré) 
d) “Queria ter amado mais, ter chorado mais, (...) ter aceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração” (Titãs).
e) “ Por cima das casas, cal Frutos em qualquer quintal Peitos fartos, filhos fortes Sonho semeando o mundo real” ( Marisa Monte)

   

 (EF08LP06) 7)Observe o emprego dos artigos UM e O antes da palavra “mundo”, nos versos “Não serei o poeta de um mundo caduco.” e “Também não cantarei o mundo futuro.” e marque a alternativa correta.

a) O artigo indefinido UM indica um mundo já conhecido do eu lírico. 
b) O emprego do artigo indefinido UM indica que parte do mundo é caduca 
c) O artigo definido O indica que o eu lírico imagina como será o mundo futuro. 
d) O emprego do artigo definido O indica que o futuro do mundo está garantido. 
e) O emprego do artigo definido O indica que o mundo é um lugar único.

   

 (EF09LP08) 8) O emprego da palavra também , no verso “Também não cantarei o mundo futuro.”, tem o sentido de: 

a) adição. 
b) negação. 
c) exclusão. 
d) conclusão. 
e) explicação.

   

 (EF07LP11) 9) “Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.” Nesse período há duas orações. A segunda vem iniciada com a conjunção mas .Pode-se afirmar que a oração introduzida por essa conjunção expressa: 

a) causa. 
b) explicação. 
c)consequência. 
d) compensação. 
e) conformidade.

   

 (EF09LP08) 10) “O presente é tão grande, não nos afastemos”. . As orações desse verso poderiam estar ligadas pelo termo coesivo: 

a) e 
b) mas. 
c) portanto. 
d) para que 
e) à medida que . 

   


 (EF69LP44) 11)” Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. [...]” 
 Sobre os versos é correto afirmar que o trabalho poético está associado : 

a) à vida presente e ao engajamento à realidade. 
b) às reminiscências e às revelações da memória. 
c) ao mundo que pode ser revelado a partir da imaginação. 
d) à possibilidade de cantar o futuro, embora preso ao mundo presente. 
e) à busca por atos do cotidiano, os quais se estabelecem desde o mundo pretérito.

   



Referência: A interpretação do Texto e o Pretexto, Carneiro, Agostinho

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