SER DIFERENTE É NORMAL Gilberto Gil ,Adilson Xavier e Vinícius Castro

 


                                                                       https://www.youtube.com/watch?v=XpG6DoORPIs



Todo mundo tem seu jeito singular

De ser feliz, de viver e de enxergar

Se os olhos são maiores ou são orientais

E daí, que diferença faz?


Todo mundo tem que ser especial

Em oportunidades, em direitos, coisa e tal

Seja branco, preto, verde, azul ou lilás

E daí, que diferença faz?


Já pensou, tudo sempre igual?

Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal

Já pensou, sempre tão igual?

Tá na hora de ir em frente:

Ser diferente é normal!

Ser diferente é normal!


Todo mundo tem seu jeito singular

De crescer, aparecer e se manifestar

Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais

E daí, que diferença faz?


Todo mundo tem que ser especial

Em seu sorriso, sua fé e no seu visual

Se curte tatuagens ou pinturas naturais

E daí, que diferença faz?


Já pensou, tudo sempre igual?

Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal

Já pensou, sempre tão igual?

Tá na hora de ir em frente:

Ser diferente é normal!



(EF89LP29) 1) Leia os grupos de versos A - Todo mundo tem seu jeito singular/ De ser feliz, de viver e de enxergar B - Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal Assinale o item que estabelece uma correta relação entre eles. 

a) O grupo A refuta o grupo B 
b) O grupo B retoma o grupo A 
c) O grupo B contradiz o grupo A 
d) O grupo A introduz o grupo B 
e) O grupo B desmente o grupo B

 


(EF89LP32) 2) Ao usar o nome das cores no verso “Seja branco, preto, verde, azul ou lilás” o eu lírico faz alusão:


a) às classes sociais. 
b) ao preconceito racial. 
c) à diversidade cultural. 
d) à miscigenação de raças. 
e) às nacionalidades do mundo.

   

 (EF09LP08) 3) Em “Se os olhos são maiores ou são orientais/ E daí, que diferença faz?”, a conjunção em destaque introduz a ideia de: 

a) causa 
b) hipótese 
c) finalidade 
d) concessão 
e) consequência

   

 (EF69LP44) 4) Em “Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais/E daí, que diferença faz?”, o eu lírico: 

a) cita a obesidade como um exemplo aleatório 
b) afirma que obesidade e saúde não se relacionam. 
c) reitera a condição de pessoas obesas serem especiais. 
d) critica um padrão de beleza imposto pela sociedade atual. 
e) sugere que padrões de beleza não são mais explorados atualmente.

   

 (EF06LP03) 5) Assinale o item em que o verbete destacado tem a mesma acepção que em: “Todo mundo tem que ser especial em oportunidades, em direitos, coisa e tal.” 

a) O café da manhã desse hotel é especial. 
b) Viajamos num ônibus especial da empresa. 
c) Faça parte do programa especial para clientes. 
d) Cresci naquela casa, por isso ela é especial para mim. 
e) Na próxima semana, haverá uma aula especial com um professor convidado.

   

 (EF69LP03)6) No texto, o eu lírico aborda o seguinte tema: 

a) empatia pela diversidade 
b) inclusão social de minorias. 
c) integração de categorias distintas.
d) exaltação da diversidade cultural.
e) exposição de necessidades de grupos minoritários.

 

VEJA TAMBÉM:



Comentários