(EF89LP29) 1) Leia os grupos de versos
A - Todo mundo tem seu jeito singular/ De ser feliz, de viver e de enxergar
B - Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Assinale o item que estabelece uma correta relação entre eles.
a) O grupo A refuta o grupo B
b) O grupo B retoma o grupo A
c) O grupo B contradiz o grupo A
d) O grupo A introduz o grupo B
e) O grupo B desmente o grupo B
B
(EF89LP32) 2) Ao usar o nome das cores no verso “Seja branco, preto, verde, azul ou lilás” o eu lírico faz alusão:
a) às classes sociais.
b) ao preconceito racial.
c) à diversidade cultural.
d) à miscigenação de raças.
e) às nacionalidades do mundo.
B
(EF09LP08) 3) Em “Se os olhos são maiores ou são orientais/ E daí, que diferença faz?”, a conjunção em destaque introduz a ideia de:
a) causa
b) hipótese
c) finalidade
d) concessão
e) consequência
B
(EF69LP44) 4) Em “Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais/E daí, que diferença faz?”, o eu lírico:
a) cita a obesidade como um exemplo aleatório
b) afirma que obesidade e saúde não se relacionam.
c) reitera a condição de pessoas obesas serem especiais.
d) critica um padrão de beleza imposto pela sociedade atual.
e) sugere que padrões de beleza não são mais explorados atualmente.
D
(EF06LP03) 5) Assinale o item em que o verbete destacado tem a mesma acepção que em: “Todo mundo tem que ser especial em oportunidades, em direitos, coisa e tal.”
a) O café da manhã desse hotel é especial.
b) Viajamos num ônibus especial da empresa.
c) Faça parte do programa especial para clientes.
d) Cresci naquela casa, por isso ela é especial para mim.
e) Na próxima semana, haverá uma aula especial com um professor convidado.
A
(EF69LP03)6) No texto, o eu lírico aborda o seguinte tema:
a) empatia pela diversidade
b) inclusão social de minorias.
c) integração de categorias distintas.
d) exaltação da diversidade cultural.
e) exposição de necessidades de grupos minoritários.
Comentários
Postar um comentário