O SÁBIO

 


 

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            Havia um pai que morava com suas duas filhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Suas filhas sempre lhe faziam muitas perguntas. Algumas, ele sabia responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta. Como pretendia oferecer a melhor educação para as suas filhas, enviou-as  para passar férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar. Já muito impaciente com essa situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia responder.

           Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul. e exclamou para sua irmã:

           - Desta vez o sábio não vai saber a resposta!

           - O que você vai fazer? Perguntou a outra menina.

           - Tenho uma borboleta azul em minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou está morta. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada.

           As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:

           - Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?

           Calmamente, o sábio sorriu e respondeu:

           - Depende de você... Ela está em suas mãos.

                                                                                 Enviado por Josefa Prieto Andrés.

                                                                                 adaptado “Reforma Ortográfica”

 

1) O motivo de uma das meninas do texto ter capturado a borboleta azul era, segundo o texto:

a) convencer o sábio.

b) ajudar o sábio.
c) ludibriar o sábio.
d) mostrar-se infeliz.
e) aprender com o sábio.


2) Segundo o texto, o pai enviou as filhas para o sábio pois queria que as filhas:

a) fossem embora.

b) parassem de fazer perguntas.
c) tivessem mais conhecimento que ele.
d) arranjassem casamentos vantajosos.
e) parassem de perturbá-lo com tantas perguntas.


3) O tema do texto é:

a) educação

b) sabedoria
c) curiosidade
d) impaciência
e) teimosia


4) Diante da resposta do sábio, é possível inferir que;


a) as meninas conquistaram seu objetivo.
b) não houve nenhuma lição na resposta do sábio.
c) as meninas alcançaram seu propósito.
d) o sábio deu uma resposta descabida.
e) a resposta do sábio foi perspicaz.


5) Em “...enviou-as  para passar férias com um velho sábio que  morava no alto de uma colina.”, o emprego do pronome que justifica-se por:

a) chamar a atenção sobre o sábio.
b) ressaltar a velhice do sábio.
c) evitar a repetição do termo sábio.
d) unir duas orações com ideias opostas.
e) informar o local de moradia do sábio.


6) A passagem do texto “ Outras, não fazia a mínima ideia da resposta.” faz uma referência direta:

a) ao sábio
b) às meninas
c) à menina que pegou a borboleta.
d) à outra menina.
e) ao pai das meninas.


7) Assinale o excerto do texto em que o  sábio asseverava os questionamentos que lhe eram feitos.

a) “Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada.”

b) “Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar.”
c) “- Depende de você... Ela está em suas mãos.”
d) “Algumas, ele sabia responder.”
e) “- Desta vez o sábio não vai saber a resposta!”


8) Ao afirmar que a vida da borboleta estava nas mãos da menina, o sábio quis lhe ensinar que:

a) Cada um é responsável pelas suas ações.

b) O ser humano sobrepõe-se aos animais.
c) Seres frágeis dependem dos seres mais fortes.
d) A vida de cada um sempre está por um fio.
e) Seres indefesos precisam constantemente de proteção.


9) Para as meninas , a resposta dada pelo sábio foi:


a) inconclusiva.
b) imprecisa.
c) conflitante.
d) inesperada.
e) revoltante.


10) Assinale o item que expressa uma opinião:


a) “...pois constataram que o tal velho era realmente sábio.”
b) “Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou está morta.
c) “...ao encontro do sábio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha.”
d) “Havia um pai que morava com suas duas filhas.”
e) “Calmamente, o sábio sorriu e respondeu:”

11) As expressões ao encontro de e de encontro a possuem sentidos opostos. A primeira significa concordância,em direção a. Já a segunda passa ideia de confronto, divergência , discordância. A partir dessa informação,  o emprego da expressão ao encontro de  em “As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio...” está correto ou incorreto?

 

12) Em “Algumas, ele sabia responder”, a vírgula foi empregada para substituir um termo já mencionado no texto, sendo facilmente subentendido. Esse recurso da língua é nomeado como:

a) silepse.

b) redundância.
c) elipse.
d) polissíndeto.
e) pleonasmo.


13) Em “Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente,...” , o oração em destaque expressa ideia de:

a) condição.

b) causa.
c) consequência.
d) concessão.
e) conformidade.

14) “... vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la.”, os verbos da oração estão organizados numa progressão ascendente: apertar, esmagar, matar. Essa progressão é chamada de:

a)personificação.
b) alusão.
c) ironia.
d) antítese.
e) gradação.


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