VILAREJO Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Pedro Baby
Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraíso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonhos semeando o mundo real
Toda gente
cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar
e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas
Ficam sempre abertas
Pra sorte entrar
Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos
Os destinos e essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for
1) O ambiente retratado no texto
apresenta-se como um lugar:
b) misterioso e belo onde o eu lírico passou a maior parte de sua infância.
c) idealizado e maravilhoso onde felicidade e harmonia são vivenciadas em plenitude.
d) tranquilo, feliz, embora os estrangeiros vivam em comunidades isoladas.
e) selvagem, de natureza exuberante que fica na fronteira entre a Palestina e Shangrilá.
2) O verso que reitera a mensagem
expressa em “Frutas em qualquer quintal” é :
a) Terra
de heróis, lares de mãe
b) Onde
areja um vento bom
c) Toda
gente cabe lá
d)
Em todas as mesas, pão
e) Sonhos semeando o mundo real
3) Palestina é uma região do Oriente
Médio que vive em constante conflito com Israel. Shangrilá, uma criação
literária inglesa, é um lugar paradisíaco situado nas montanhas do Himalaia. Ao
citar esses dois lugares, o eu lírico pretende:
a) Simbolizar a convivência harmônica entre os seres humanos.
b)
Evidenciar a supremacia de Shangrilá na coexistência com a Palestina.
c)
Promover a paz na Palestina.
d) Descrever
a proximidade entre ambos os territórios.
e)
Retratar o acordo de união entre Palestina e Shangrilá.
4) A citação dos dois lugares com cenários opostos denota:
a) a instabilidade humana ante um cenários antagônicos.
b) a ambiguidade do ser humano.c) a transformação de confronto interior em serenidade exterior.
d) o dualismo entre guerra e paz.
e) o alcance do nirvana pelo ser humano.
5) A linguagem do texto é predominante descritiva. Ela coincide com a finalidade do texto?
a) Sim, pois a intenção da autora é descrever um cenário celestial e bélico simultaneamente.
b) Sim .O eu lírico trata o tema como o retrato de um local magnífico à espera de alguém especial.c) Não. Depois da parte descritiva, ocorre um trecho analítico, dedicado a indagações existenciais.
d) Não. O texto reveste-se de uma fachada descritiva para encobrir sua essência narrativa.
e) Não. O tema é a sofreguidão da pequenez humana ante o divino.
6) Em “Paraíso se mudou para lá”, o advérbio destacado refere-se a:
a) coração
b) terra
de heróis
c) vilarejo
d)
horizonte
e) paraíso
7) Do
verso “ Sonhos semeando o mundo real” infere-se que:
a) eles
contemplam a concretude de um mundo espiritual.
b) o
factual é formado pela consciência , não pela fantasia
c) a
metamorfose da realidade só se concretiza com o
devaneio do pensamento humano
d) mudanças físicas podem proporcionar a
transformação de sonhos em realidade.
e) eles não se contrapõem à realidade; eles são
importantes para a construção de um mundo mais justo.
8) Assinale
o item em que ocorre o emprego de figuras como
aliteração e assonância, contribuindo para a sonoridade do texto,
a) “Na varanda,
quem descansa” e “Peitos fartos, filhos fortes”
b) “Em todas as mesas, pão” e “Os destinos e
essa canção.”
c) “Frutas
em qualquer quintal” e “ Sonhos semeando o mundo real.”
d) “Pra
acalmar o coração” e “Lá o mundo tem razão”
e) “Tem um
verdadeiro amor” e “ Para quando você for.”
9) O
excerto “Lá o tempo espera/ Lá é primavera / Portas e janelas/ Ficam sempre
abertas” pode sugerir:
a) uma visão
utópica da realidade.
b) uma crítica ao cotidiano de
vivermos cada vez mais trancados.
c) uma
analogia entre o paraíso e o mundo celestial.
d) um olhar
desalentador para o cotidiano
e) um repente
de transformação pessoal.
10) O
emprego de locuções adjetivas no verso “Terra de heróis, lares de mãe” assumem
um valor conotativo, expressando:
a) singeleza
b) paternalismo
c) afetividade
d) bravura
e)
generosidade
11) O item que justifica a aproximação do Texto com o Arcadismo é:
a) aludir à subjetividade, destacando o caráter ufanista valorizado pelo Arcadismo.
b) fazer referência ao “fugere urbem”, expressão latina que significa fugir da cidade, lema da literatura árcade.c) reportar o leitor ao tema citadino , tema árcade recorrente.
d) contrastar a realidade bucólica, retratada por meio da primavera, com a realidade.
e) evidenciar temas árcades como a idealização da infância e o sentimentalismo, apontando para a fuga da realidade.
12) No texto, vilarejo é apresentado como um paraíso. O item que confirma essa afirmativa é:
b) enfrentamento
c) alienação
d) parcimônia
e) acolhimento
13) O verso que se relaciona intimamente com “... lares de mãe” é:
a) Na varanda, quem descansa
b) Toda gente cabe lá
c) Pra acalmar o coração
d) Os destinos e essa canção
e) Peitos fartos, filhos fortes
14) De acordo com o eu lírico, o que enfeita os destinos?
a) vestidos
b) caminhosc) flores
d) mesas
e) canção
15) Assinale o item que apresenta sentido conotativo e denotativo?
a) Flores enfeitando/ Os caminhos, os vestidos /Os destinos e essa canção
b) Vem andar e voa / Lá o tempo esperac) Há um vilarejo ali / Onde areja um vento bom.
d) Por cima das casas, cal / Frutas em qualquer quintal.
e) Portas e janelas / Ficam sempre abertas
16) No verso
“Em todas as mesas, pão” ocorre um
recurso coesivo em que há supressão de um termo facilmente subentendido pelo contexto linguístico
ou pela situação. Trata-se de :
a) hipérbole
b) elipsec) metáfora
d) aliteração
e) eufemismo
17) No que se refere ao excerto “Na
varanda, quem descansa / Vê o horizonte deitar no chão.”, é correto afirmar:
a) verifica-se a ocorrência de
personificação.
b) a
linguagem é descritiva e denotativa.
c) varanda
e horizonte estão empregados com sentido de oposição.
d) o verbo
descansar não possui sujeito.
e) na
varanda e no horizonte são marcadores temporais.
18) “Há um vilarejo ali / Onde areja um vento bom / Na varanda,
quem descansa vê o horizonte deitar no chão.” O item que mantém a coerência com
o contexto textual é :
a) Um vento bom areja na varanda.
b) O horizonte deita na varanda.c) Um vento bom areja ali no vilarejo.
d) Vê-se da varanda o horizonte deitando no chão.
e) Ao ventar na varanda, vê-se o horizonte que deita no chão.
Belo trabalho. Texto bem escolhido e ótimos exercícios.
ResponderExcluirObrigada
ExcluirExcelente! Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada
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