AS CATEDRAIS DO CONSUMO Carlos Eduardo Novaes
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1) Na satisfação de suas necessidades, o consumidor
consagrado se guia por:
b) irrefreável compulsão.
c) suficiente autocontrole.
d) incrível senso de medida.
e) eficaz autoconscientização.
2) A arrumação dos produtos nos supermercados:
b) procura influenciar psicologicamente o consumidor.
c) facilita enormemente a compra dos artigos indispensáveis à sobrevivência.
d) estabelece prioridades, colocando à vista os produtos mais necessários.
e) evita canseiras inúteis, pois o que o consumidor planejou está logo ao alcance das mãos.
3) “E tem gente que faz ainda
pior. Só come embalagem.” Quer dizer:
a) O preço varia de acordo com a embalagem.
b) Hoje em dia até a embalagem é comestível.
c) A qualidade da embalagem garante a excelência do produto.
d) As embalagens, propositalmente, são feitas de material reciclável.
e) O estímulo visual age mais fortemente que a razão.
4) “Só come a embalagem.” A
expressão popular que também traduz essa ideia:
a) Comer com os olhos.
b) Comer o pão que o diabo amassou.
c) Comer gato por lebre.
d) Comer com as pontas dos dedos.
e) Fazer das tripas coração.
5) “Vou comprar só desta vez para
experimentar.” De acordo com o texto, quem faz tal afirmativa revela:
a) senso de oportunidade.
b) espírito de competição.
c) critério na escolha.
d) necessidade de autojustificação.
e) preocupação com a poupança.
6) Para que o homem se torne um
consumidor consagrado, é necessária a conjugação de, pelo menos, dois fatores,
a saber:
a) impulso e dinheiro.
b) lista e mercadoria.
c) talento e pesquisa.
d) sensibilidade e experiência.
e) curiosidade e tempo.
7) “Até mesmo porque, se houvesse
impulso, não haveria dinheiro.” A afirmativa final do texto refere-se :
a) ao supermercado.
b) aos homens consumidores consagrados.
c) à classe média.
d) à classe baixa.
e) às mulheres.
8) “Os de venda difícil são
colocados à altura dos olhos.” A supressão do termo artigos citado na
afirmativa anterior configura uma:
a) ironia.
b) silepse.
c) elipse.
d) hipérbole.
e) antítese.
9) Em “Porque o
açúcar é um artigo comum a todos...” O termo sublinhado é um fator de coesão
que estabelece, entre os elementos linguísticos do texto, relação de sentido
de:
a) localização temporal.
b) explicação ou justificativa.
c) adição de argumentos.
d) oposição ou contraste.
e) exposição de pressuposto.
10) No texto, a tese defendida
pelo autor é:
a) a febre de consumo desencadeada pela necessidade de se consumir alimentos.
b) a necessidade imperiosa de se consumir gêneros alimentícios.
c) a manipulação do consumidor por meio de estratégias de marketing dos supermercados
d) a elevação do consumo masculino, nos supermercados, por impulso.
e) a habilidade com que os supermercados atraem a classe média para o consumismo.
11) A expressão Catedrais do
Consumo é mais bem definida em:
a) locais onde o apelo ao consumo é irresistível.
b) templos em que se desenvolve estratégias de marketing.
c) estabelecimentos comerciais que supervalorizam a mercadoria.
d) espaços que comercializam mercadorias que rapidamente se tornam obsoletas.
e) supermercados que incentivam o consumo de gêneros descartáveis.
12) “Compra-se o que eles querem
vender”. Mantendo o sentido que a afirmação tem no texto, obtém-se:
a) Aquilo que é vendido foi antes comprado.
b) O consumidor compra aquilo que os supermercados desejam vender.
c) Os supermercados só vendem o que querem.
d) tudo o que é vendido tem que ser comprado.
e) Só se compra aquilo que é posto à venda.
13) “O problema da sociedade de consumo é
que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo
pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a
consumirem de maneira alienada”. O
excerto do texto que confirma essa citação é:
a) As últimas pesquisas demonstram que os homens já estão se equiparando às mulheres na frequência aos supermercados.
b) A colocação dos artigos nas prateleiras é matematicamente calculada.
c) A primeira intenção de quem entra num supermercado é comprar tudo.
d) É difícil fugir ao irresistível apelo dos supermercados.
e) Curiosamente, a alimentação deixou de ser uma simples necessidade para tornar-se um complicado sistema de “marketing” e pesquisa.
14) “... e ficando no fundo obriga
o consumidor a passar por várias outras seções antes de encontrá-lo.”.
Assinale o item que substitui o pronome
em destaque, conforme as regras gramaticais.
a) ao açúcar.
b) o açúcar.
c) lhe.
d) a ele.
e) nele.
15) “Os proprietários têm
consciência dessa compulsão e arrumam suas mercadorias de forma a poder deixar
o consumidor como eles, proprietários, quando chegaram ao Brasil, ou seja, de
tanga.” Em relação a esse excerto, é possível inferir que:
a) donos de supermercados são estrangeiros.
b) os donos de supermercado usam roupas excêntricas.
c) as mercadorias, nos supermercados, são organizadas minuciosamente.
d) proprietários de supermercado desconsideram a compulsão por compras.
e) os supermercados vendem produtos inusitados, como tangas, para esse tipo de comércio.
16) “Os proprietários têm
consciência dessa compulsão e arrumam suas mercadorias de forma a poder deixar
o consumidor como eles, proprietários, quando chegaram ao Brasil,
ou seja, de tanga.” A conjunção em destaque tem valor:
a) modal.
b) consecutivo.
c) temporal.
d) explicativo.
e) causal.
17) “E há ainda as
embalagens...” A substituição adequada do verbo haver, mantendo a correção
gramatical é:
a) E existe ainda as embalagens.
b) E têm ainda as embalagens.
c) E tinham ainda as embalagens.
d) E existem ainda as embalagens.
e) E ocorre ainda as embalagens.
18) “Até mesmo porque, se
houvesse impulso, não haveria dinheiro.” A conjunção que substitui
adequadamente a destacada e mantém a coerência textual é:
a) mesmo que.
b) caso.
c) embora.
d) conquanto.
e) se bem que.
REFERÊNCIA: Leite, Augusto;Nunes,Amaro;Erman, Rosa – Comunicação Interpretação 5
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A interpretação faz jus ao escritor ...muito bem humorada !
ResponderExcluirEle é ótimo.
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