CHARGES E TIRINHA

TEXTO I 

 

 


(EF69LP55) 1) Na charge, ocorre emprego de linguagem formal e de linguagem informal, respectivamente, em:

a) “vou produzir legal” e “mandando áudio aqui no zap”
b) “ Darei um feriado” e “ vou produzir legal”
c) “Não vou abrir notícias” e “darei um feriado”
d) “Mandando áudio aqui no zap” e “ não vou abrir notícias”
e) “Vou produzir legal” e “não vou produzir notícias”

 

 ( EF69LP44) 2) Tendo em vista as ideias veiculadas no texto, o uso da internet:

 I. é contraproducente. 

II. proporciona descanso.

 III. provoca doenças.

 IV. dificulta a concentração.

 V. facilita a dispersão.

 Está(ão) correta(s) :


a) I, II , IV e V
b) I, II, III e IV
c) III, IV e V
d) I, III, IV e V
e) II, III e V

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( EF67LP38) 3) No 3º quadrinho, é possível identificar a seguinte figura de linguagem: 

a) metáfora
b) metonímia
c) ironia
d) personificação
e) hipérbole

 


(EF89LP37) 4) A reprodução do som de mensagem de áudio recebida expressa por PI – PI! caracteriza: 

a) eufemismo
b) antítese
c) assonância
d) pleonasmo
e) onomatopeia

 

 

TEXTO II

( EF89LP32) 5) O texto da charge dialoga com qual conto de fadas? 

a) Branca de Neve
b) Cinderela
c) Pocahontas
d) Gata Borralheira
e) Alice no país das Maravilhas

 

( EF89LP16) 6) Em “ ... existe alguém mais invisível do que eu?” , o verbete mais acrescenta ao adjetivo invisível a ideia de: 

a) dúvida
b) afirmação
c) negação
d) modo
e) intensidade

 

 

( EF69LP03) 7) Ao retratar o cenário da invisibilidade do jovem , a charge traz à tona a questão: 

a) da habitação precária
b) da desigualdade de gênero
c) da pobreza
d) da exclusão social
e) da negligência infantil

 

 ( EF89LP16) 8) No questionamento do jovem, estabelece-se uma relação de : 

a) condição
b) finalidade
c) comparação
d) explicação
e) advertência

 

TEXTO III

 

( EF69LP03) 9) A crítica retratada na charge faz referência a: 

a) uso abusivo de agrotóxicos.
b) uso comedido de adubos.
c) aplicação moderada de inseticidas.
d) produção descontrolada de frutas.
e) injeção de venenos nas frutas.

 

( EF69LP54) 10) No excerto “Pode escolher qualquer uma” , o verbete qualquer tem sentido de alguma. Trocando sua posição na frase para “Pode escolher uma qualquer” passa a ter o sentido de sem valor nem importância, insignificante . Assinale a alternativa em que a troca da posição do verbete também altera seu sentido na oração.

a) Moro numa antiga casa.
b) Pertenço a uma numerosa família.
c) Saboreie esta deliciosa fruta.
d) Ele é um velho amigo.
e) Esta caixa contém um frágil material.

 

 

VEJA TAMBÉM: 

https://sointerpretacao.blogspot.com/2022/01/o-amor-nos-tira-o-sono-lya-luft.html 

 

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