QUASE SEM QUERER Legião Urbana

                                                                                                                      https://www.youtube.com/watch?v=lk_EXr9xEr0


Tenho andado distraído
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso
Só que agora é diferente
Sou tão tranquilo e tão contente

Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava provar nada pra ninguém

Me fiz em mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar explicação pro que eu sentia
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira
Mas não sou mais
'Tão criança oh oh
A ponto de saber tudo

Já não me preocupo se eu não sei porquê
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você

'Tão correto e 'tão bonito
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos
Sei que, às vezes, uso
Palavras repetidas
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?

Me disseram que você
Estava chorando
E foi então que eu percebi
Como lhe quero tanto

Já não me preocupo se eu não sei porquê
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você

Compositores: Eduardo Dutra Villa Lobos / Marcelo Augusto Bonfa / Renato Da Silva Rocha / Renato Manfredini Junior


( EF69LP44) 1) Da  leitura da segunda estrofe, depreende-se que o eu lírico:

a) busca justificar suas escolhas.
b) assume o erro de se preocupar demais com as opiniões alheias.
c) considera ser uma pessoa autossuficiente e não precisar de ninguém.
d) coloca-se como uma vítima da sociedade.
e) posiciona-se de maneira irrefletida ante as diversidades.

   

 ( EF69LP44) 2) A expressão “ Quase sem querer”, que forma o título do texto, carrega implicitamente a ideia de : 

a) suposição 
b) confrontação 
c) contradição 
d) exclusão 
e) comparação

   

 ( EF69LP44) 3) Em “Mas não sou mais/'Tão criança oh oh/A ponto de saber tudo”, o eu lírico assume que não sabe de tudo, que já aprendeu que não precisa saber de tudo. O sentimento presente nesses versos é: 

a) compaixão.
b) humildade. 
c) compadecimento. 
d) melancolia. 
e) autocomiseração.

   

 ( EF69LP44) 4) Na 1ª estrofe, os adjetivos que caracterizam a dualidade manifestada pelo eu lírico são: 

a) impaciente e indeciso.
b) distraído e indeciso.
c) impaciente e tranquilo. 
d) tranquilo e contente. 
e) distraído e contente.

   

 ( EF 69LP44) 5) O eu lírico afirma “Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira” Essa ideia é reiterada em: 

a) A mentira é o que encobre a verdade. 
b) É possível traduzir a mentira numa verdade fantasiosa. 
c) É impossível enganar todo mundo. 
d) A verdade é uma grande mentira 
e) O autoengano gera uma realidade paralela. 

   

 ( EF69LP48) 6) Hipérbole é o exagero intencional de uma ideia com finalidade expressiva. No texto, ela está presente nos versos: 

a) “Me fiz em mil pedaços pra você juntar” 
b) “Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê” 
c) “O infinito é realmente um dos deuses mais lindos” 
d) “Não sou mais tão criança oh oh” 
e) “E eu sei que você sabe, quase sem querer Que eu quero o mesmo que você”

   

 ( EF89LP16) 7) Qual a implicação do verbete tão no verso: “Sou tão tranquilo e tão contente” ? 

a) adversidade 
b) afirmação 
c) modo 
d) intensidade 
e) modo

   

 ( EF89LP32 ) 8) Assinale o pensamento que dialoga com a estrofe ;” Me disseram que você / Estava chorando / E foi então que eu percebi /Como lhe quero tanto” 

a) “Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe.” 
b) “O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração.” 
c) “É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.” 
d) “É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros.” 
e) “É preciso que eu suporte duas ou três larvas , se quiser conhecer as borboletas.”

   

 ( EF89LP32) 9) O tema do texto é: 

a) A busca de um amor. 
b) O conflito entre razão e emoção. 
c) A angústia adolescente. 
d) A rebeldia infundada. 
e) O apogeu da maturidade.

   

 ( EL69LP47) 10) O pretérito perfeito composto é um tempo verbal usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. No texto, ele está empregado em: 

a) “E foi então que eu percebi” 
b) “Fiz questão de esquecer” 
c) “Me disseram que você estava chorando” 
d) “E ainda estou confuso” 
e) “Tenho andado distraído”

   

 ( EF67LP32) 11) “Já não me preocupo se eu não sei porquê”. Apesar de não seguir a norma culta, pode-se depreender do verso que o eu lírico: 

a) não se importa com o que os outros veem. 
b) percebe-se como um estranho na sociedade. 
c) invoca um sentimento de autocomplacência. 
d) não se inquieta se não sabe o motivo de ser assim. 
e) age de maneira alheia ao mundo ao seu redor.

   

 ( EF07LP09) 12) “Como lhe quero tanto”. Qual a acepção do verbete como nesse verso? 

a) conforme – conjunção conformativa 
b) bem como – conjunção comparativa 
c) porque – conjunção causal 
d) surpresa - interjeição 
e) quanto – advérbio de intensidade

   

 ( EF07LP07) 13) Assinale o item em que a estrutura sintática do verso é objeto direto + verbo. 

a) E eu sei que você sabe,... 
b) Quantas chances desperdicei. 
c) E ainda estou confuso 
d) O infinito é realmente um dos deuses mais lindos 
e) Me fiz em mil pedaços

   

 ( EF67LP38) 14) No excerto “E queria sempre achar explicação pro que eu sentia / Como um anjo caído / Fiz questão de esquecer”, ocorre uma transposição de sentido explícita, nomeada: 

a) ironia 
b) eufemismo 
c) comparação 
d) anáfora 
e) analogia

   

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