Tenho
andado distraído
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso
Só que agora é diferente
Sou tão tranquilo e tão contente
Quantas
chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava provar nada pra ninguém
Me fiz em
mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar explicação pro que eu sentia
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira
Mas não sou mais
'Tão criança oh oh
A ponto de saber tudo
Já não me
preocupo se eu não sei porquê
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você
'Tão
correto e 'tão bonito
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos
Sei que, às vezes, uso
Palavras repetidas
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?
Me
disseram que você
Estava chorando
E foi então que eu percebi
Como lhe quero tanto
Já não me
preocupo se eu não sei porquê
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você
Compositores:
Eduardo Dutra Villa Lobos / Marcelo Augusto Bonfa / Renato Da Silva Rocha /
Renato Manfredini Junior
( EF69LP44) 1) Da
leitura da segunda estrofe, depreende-se que o eu lírico:
a) busca justificar suas escolhas. b) assume o erro de se preocupar demais com as opiniões alheias. c) considera ser uma pessoa autossuficiente e não precisar de ninguém. d) coloca-se como uma vítima da sociedade. e) posiciona-se de maneira irrefletida ante as diversidades.
B
( EF69LP44) 2) A expressão “ Quase sem querer”, que forma o título do texto, carrega implicitamente a ideia de :
a) suposição
b) confrontação
c) contradição
d) exclusão
e) comparação
C
( EF69LP44) 3) Em “Mas não sou mais/'Tão criança oh oh/A ponto de saber tudo”, o eu lírico assume que não sabe de tudo, que já aprendeu que não precisa saber de tudo. O sentimento presente nesses versos é:
a) compaixão.
b) humildade.
c) compadecimento.
d) melancolia.
e) autocomiseração.
B
( EF69LP44) 4) Na 1ª estrofe, os adjetivos que caracterizam a dualidade manifestada pelo eu lírico são:
a) impaciente e indeciso.
b) distraído e indeciso.
c) impaciente e tranquilo.
d) tranquilo e contente.
e) distraído e contente.
C
( EF 69LP44) 5) O eu lírico afirma “Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira” Essa ideia é reiterada em:
a) A mentira é o que encobre a verdade.
b) É possível traduzir a mentira numa verdade fantasiosa.
c) É impossível enganar todo mundo.
d) A verdade é uma grande mentira
e) O autoengano gera uma realidade paralela.
E
( EF69LP48) 6) Hipérbole é o exagero intencional de uma ideia com finalidade expressiva. No texto, ela está presente nos versos:
a) “Me fiz em mil pedaços pra você juntar”
b) “Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê”
c) “O infinito é realmente um dos deuses mais lindos”
d) “Não sou mais tão criança oh oh”
e) “E eu sei que você sabe, quase sem querer Que eu quero o mesmo que você”
A
( EF89LP16) 7) Qual a implicação do verbete tão no verso: “Sou tão tranquilo e tão contente” ?
a) adversidade
b) afirmação
c) modo
d) intensidade
e) modo
D
( EF89LP32 ) 8) Assinale o pensamento que dialoga com a estrofe ;” Me disseram que você / Estava chorando / E foi então que eu percebi /Como lhe quero tanto”
a) “Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe.”
b) “O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração.”
c) “É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.”
d) “É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros.”
e) “É preciso que eu suporte duas ou três larvas , se quiser conhecer as borboletas.”
B
( EF89LP32) 9) O tema do texto é:
a) A busca de um amor.
b) O conflito entre razão e emoção.
c) A angústia adolescente.
d) A rebeldia infundada.
e) O apogeu da maturidade.
B
( EL69LP47) 10) O pretérito perfeito composto é um tempo verbal usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. No texto, ele está empregado em:
a) “E foi então que eu percebi”
b) “Fiz questão de esquecer”
c) “Me disseram que você estava chorando”
d) “E ainda estou confuso”
e) “Tenho andado distraído”
E
( EF67LP32) 11) “Já não me preocupo se eu não sei porquê”. Apesar de não seguir a norma culta, pode-se depreender do verso que o eu lírico:
a) não se importa com o que os outros veem.
b) percebe-se como um estranho na sociedade.
c) invoca um sentimento de autocomplacência.
d) não se inquieta se não sabe o motivo de ser assim.
e) age de maneira alheia ao mundo ao seu redor.
D
( EF07LP09) 12) “Como lhe quero tanto”. Qual a acepção do verbete como nesse verso?
a) conforme – conjunção conformativa
b) bem como – conjunção comparativa
c) porque – conjunção causal
d) surpresa - interjeição
e) quanto – advérbio de intensidade
E
( EF07LP07) 13) Assinale o item em que a estrutura sintática do verso é objeto direto + verbo.
a) E eu sei que você sabe,...
b) Quantas chances desperdicei.
c) E ainda estou confuso
d) O infinito é realmente um dos deuses mais lindos
e) Me fiz em mil pedaços
B
( EF67LP38) 14) No excerto “E queria sempre achar explicação pro que eu sentia / Como um anjo caído / Fiz questão de esquecer”, ocorre uma transposição de sentido explícita, nomeada:
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