TOMARA Vinícius de Moraes

 

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Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho
E chore, se arrependa
E pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho

Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz

E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz
E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais

1) O vocábulo que melhor sintetiza a mensagem do texto é:

a) abandono
b) raiva
c) súplica
d) tristeza
e) ausência


2) O vocábulo “Tomara” no início de das duas primeiras estrofes tem o propósito de:


a) recordar vontades do eu lírico.
b) expressar o desejo do eu lírico.
c) ironizar a realidade em relação à pessoa amada.
d) revelar as angústias do eu lírico.
e) provocar a pessoa amada.

3) “E o verdadeiro amor de quem se ama/ Tece a mesma antiga trama/Que não se desfaz”. São versos que dialogam  com os seguintes versos:


a) Quando a luz dos olhos meus/E a luz dos olhos teus/Resolvem se encontrar
b) Ó minha amada que olhos os teus/São cais noturnos/Cheios de adeus
c) Que não seja imortal, posto que é chama/Mas que seja infinito enquanto dure.
d) Que eu sei que vou te amar/Por toda a minha vida
e) Tristeza não tem fim/Felicidade sim…

 4) É possível inferir da segunda estrofe:


a) O eu lírico deseja que a saudade e a tristeza façam com que a amada se arrependa da decisão tomada.
b) O eu lírico crê na volta da amada com tristeza e saudade.
c) A amada voltará para os braços do seu amor tão logo a saudade e a tristeza se dissipem.
d) O arrependimento da decisão de ir embora é diretamente proporcional à tristeza e à saudade.
e) O eu lírico procura justificar a ausência da amada de forma triste e saudosa.

                                 

5) O verso “E que a ausência não dá paz” retoma o sentido de:


a) Que você não se despeça
b) Tomara
c) Que você volte depressa
d) E chore, se arrependa
e) Que é melhor se sofrer junto



6) O modo subjuntivo aparece em diversas formas verbais no poema . Seu emprego justifica-se por ser um modo verbal que expressa:


a) negativa
b) certeza
c) vontade
d) fato irreversível
e) ordem

7) Em “Que não se desfaz”, o pronome destacado refere-se a:


a) verdadeiro amor
b) coisa mais divina
c) ausência
d) saudade
e) trama

8) A relação estabelecida pelo eu lírico ao afirmar que “é melhor sofrer junto que viver feliz sozinho” é de:


a) comparação
b) explicação
c) oposição
d) ambiguidade
e) conformidade

9) “Que a ausência não dá paz”. O sentimento que mais se adequa a esse verso é :


a) frustração
b) melancolia
c) ingratidão
d) solidão
e) ressentimento

10) “É viver cada segundo/Como nunca mais.” Com esses versos, o eu lírico valoriza:


a) a presença do amor
b) o tempo presente
c) a transitoriedade do amor
d) o instante tardio
e) o acaso


Veja também:

https://sointerpretacao.blogspot.com/2021/07/se-eu-fosse-pintor-cecilia-meireles.html

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Comentários

  1. Parabéns, Mônica, EUA admiro muito!

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  2. Respostas
    1. Tania, somos companheiras por uma Educação de qualidade, na luta por esse objetivo. A admiração é mútua.

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