CERTAS COISAS Lulu Santos
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e sons,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
A
vida é mesmo assim,
Dia
e noite, não e sim...
1) Os dois primeiros versos expressam a ideia de:
b) consequência
c) afirmação
d) condição
e) conclusão
2) Figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo de que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos, recurso especialmente utilizado pelos autores do período barroco, está presente em “Dia e noite, não e sim.” Assinale o item em que esse mesmo recurso é empregado .
b) A vida é mesmo assim
c) Sinfonia de silêncios
d) A voz que canta o amor não diz tudo
e) Tem certas coisas que eu não sei dizer
3) O item que apresenta um verso no sentido denotativo é :
a) Nós somos medo e desejo.
b) Como quem ouve uma sinfonia de silêncio e de luz.c) Tem certas coisas que eu não sei dizer.
d) Somos feitos de silêncio e sons.
e) Silenciosamente eu te falo com paixão
4) “Tem certas coisas que eu não sei dizer.” Alternando a posição do adjetivo certas, ele passa a ter o sentido de:
a) algumas
b) adequadasc) várias
d) retificadas
e) exatas
5) “Não haveria luz/Se não fosse a escuridão.” A partir da leitura desses versos infere-se:
c) Luz e escuridão são simultâneas.
d) Sem luz, não há escuridão.
e) A escuridão existe porque a luz a antecede.
6) O emprego de vocábulos com
sentidos opostos indicam que o eu lírico:
a) percebe a importância da coexistência de situações contraditórias e de mútua dependência.
b) revela o intenso conformismo que permeia o seu sentimento de amor.
c) está preocupado com reciprocidade em relação ao sentimento de amor.
d) intensifica a necessidade do amor coexistir em meio a situações conflitantes.
e) polemiza a teimosia do ser humano querer ter o controle de tudo até de coisas que não lhe cabe.
7) Indique a alternativa em que o elemento coesivo se tem valor diferente do que ocorre em “.../Se não fosse a escuridão”
a) Se não tinha dinheiro, não deveria ter viajado.
b) Se eu pudesse, teria ficado mais tempo.
c) Se você me esperar, posso te dar carona.
d) Se passarem no teste, começarão a trabalhar na próxima semana.
e) Se não me encontrar, deixe um recado.
8) A tese defendida pelo autor é:
a) Situações antagônicas coabitam e são necessárias para nossa vida.
b) A insatisfação advém da dualidade do ser humano.
c) A reciprocidade em relação ao sentimento de amor é a preocupação de todo ser humano.
d) A felicidade só é alcançada depois de muita provação.
e) Conjunturas divergentes ressurgem a cada paixão humana.
9) Não é possível encontrar apenas uma definição para qualquer tipo de manifestação artística. Com a música também é assim, principalmente se considerarmos a grande variedade de sonoridades e produções musicais no mundo todo. Todavia, de acordo com a canção de Lulu Santos, o melhor conceito para essa expressão de arte seria:
b) Música é arte feita com sons e silêncios.
c) Música é a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época.
d) Música é a arte das musas, divindades responsáveis por inspirar o conhecimento e as ciências.
e) Música é o conjunto de sons vocais, instrumentais ou mecânicos com ritmo, harmonia e melodia.
10) Em “Eu te amo calado,/Como quem ouve uma sinfonia”, podemos identificar a seguinte figura de linguagem:
a) antíteseb) paradoxo
c) comparação
d) hipérbole
e) sinestesia
11) A imagem que melhor transmite a mensagem do texto é :
a)
b)
d)
e)
GABARITO
1) D
2) C
3) C
4) E
5) B
6) A
7) A
8) A
9) B
10) C
11) A
Muito bem elaborados os exercícios.
ResponderExcluirObrigada
Excluir