LUZ DO SOL Caetano Veloso e A FOTOSSÍNTESE José Luiz Soares

 




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TEXTO I

LUZ DO SOL

                                                                                      Caetano Veloso
Luz do sol,
Que a folha traga e traduz
Em verde novo, em folha, em graça,
Em vida, em força e em luz.
Céu azul,
Que vem até onde os pés tocam a terra
E a terra expira e exala seus azuis.

Reza, reza o rio,
Córrego pro rio,
O rio pro mar.
Reza a correnteza,
Roça a beira,
Doura a areia.

Marcha o homem sobre o chão,
Leva no coração uma ferida acesa.
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza
Finda por ferir com a mão essa delicadeza,
A coisa mais querida:
A glória da vida.

                                                                                   

 

TEXTO II

  A FOTOSSÍNTESE

          

        Naturalmente, você já ouviu falar que a célula obtém energia para a vida oxidando certos produtos, isto é, fragmentando as moléculas de glicose e outras substâncias e “arrancando” a energia nelas contida. Mas aí vem a pergunta: como essa energia “entrou” nessas moléculas?
        Bem, todo mundo sabe que na natureza nada se cria e nada se perde... A energia que se encontra acumulada na molécula de glicose (ou mesmo de um lipídio, ou de uma proteína) ali foi armazenada quando da formação daquela molécula. É importante lembrar que umas moléculas se transformam em outras, por meio de reações químicas. E assim surge uma imensa variedade de substâncias. As primeiras moléculas orgânicas que se formam em grande quantidade na natureza são as de glicose, que surgem durante a fotossíntese, nas plantas clorofiladas, pela combinação de H2O com CO2.
        Em termos bem simples, poderíamos representar o fenômeno da fotossíntese pela seguinte reação:

6 CO2 + 12 H2O          luz            C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2

                                                                            clorofila

        Esse é um fenômeno que ocorre ao nível das membranas lipoproteicas clorofiladas dos cloroplastos, exatamente nos grana. A energia acumulada é proveniente da luz.
        Na realidade, a fotossíntese não é bioquimicamente tão simples quanto parece pela equação apresentada. Ela se passa em duas etapas, que chamaremos de fase luminosa e fase escura. A primeira depende diretamente da luz. A segunda ocorre mesmo na obscuridade.
       Durante a fase luminosa têm intensa participação as moléculas de clorofila.
        A clorofila é o principal pigmento das plantas com a capacidade de “reter” a energia da luz. Essa energia luminosa é “transformada” em energia química, com a qual se tornam viáveis as reações que levam ao consumo, pela planta, de CO2 e água, e à produção de glicose e liberação de O2 para a atmosfera.
        Devemos, pois, distinguir, na fotossíntese, dois fenômenos da maior importância para os seres vivos:
· a constante “purificação” do ar atmosférico, dele retirando dióxido de carbono e a ele devolvendo oxigênio livre para a respiração dos seres vivos;
· a produção da matéria orgânica para a nutrição dos seres.

                                                                                                       Soares, José Luiz.Biologia.



1) No texto I, qual a mensagem da 1ª estrofe?

a) A folha absorve a luz do sol que é levada com força para as partes da planta.
b) Toda a vida da planta depende, exclusivamente, da luz que as folhas absorvem.
c) A folha absorve a luz solar que é tragada e devolvida à atmosfera.
d) A luz solar é absorvida pela folha e a transforma em uma planta mais vede, com novas folhas.
e) A folha expira a luz do sol para que a fotossíntese ocorra.

2) Assinale o verso em que o eu-lírico menciona o ser humano como responsável pelo que ocorre na natureza no texto I

a) E a terra expira e exala seus azuis.
b) Marcha o homem sobre o chão.
c) Finda por ferir com a mão essa delicadeza
d) Reza a correnteza.
e) Que vem até onde os pés tocam a terra.


3) No texto I, “Luz do sol/ Que a folha traga e traduz” Os verbos desses versos se complementam, pois a folha traga, absorve a luz do sol que é traduzida, transformada em nova folha. Essa estrutura também ocorre em:
a) Diante da visão da infinita beleza.
b) E a terra expira e exala seus azuis.
c) Córrego pro rio/O rio pro mar
d) A coisa mais querida:/ A glória da vida
e) Dono do sim e do não

4) No verso “Em vida, em folha, em graça”, do texto I, o objeto em folha relaciona-se a:

a) luz do sol
b) traduz
c) verde
d) traga
e) graça

5) No texto I, temos “Finda por ferir com a mão essa delicadeza”. Assinale o item que revela essa delicadeza

a) luz
b) folha
c) terra
d) coração
e) mar

6) No texto I, “Finda por ferir com a mão essa delicadeza.” A expressão em destaque contém a ideia de:

a) companhia
b) causa
c) instrumento
d) meio
e) destino


7) No texto I, céu está para luz como terra está para:

a) graça
b) vida
c) rio
d) córrego
e) folha

8) No texto Luz do sol, o verso que apresenta uma opinião é:

a) Marcha o homem sobre o chão
b) Que vem até onde os pés tocam a terra.
c) Diante da visão da infinita beleza
d) Que a folha traga e traduz
e) Doura a areia

9) Do verso “E a terra expira e exala seus azuis” ( texto I) depreende-se :

a) que o céu nasce da terra
b) que o céu suga as cores da terra.
c) que a terra recolhe as cores celestes, permanecendo somente o azul
d) que a terra nasce do céu.
e) que a terra libera gases que colorem o céu.

10) “Luz do sol,
       Que a folha traga e traduz
       Em verde novo, em folha, em graça,
       Em vida, em força e em luz.”

 Assinale o item que  contém a figura geométrica  que  melhor representa esses versos:

a) elipse
b) retângulo
c) círculo
d) trapézio
e) paralelogramo

11)  O cientista Lavoisier criou a lei de conservação das massas que aparece no texto II. Assinale o item que a completa corretamente: Na natureza nada se cria e nada se perde...

a) ... tudo se copia
b) ... tudo se anula
c) ... tudo se parodia
d) ... tudo se transforma
e) ... tudo se extravia

12) “Durante a fase luminosa têm intensa participação as moléculas de clorofila.”, texto II, transpondo essa oração para ordem direta, tem-se a seguinte forma verbal:

a) participarão
b) participam
c) participaram
d) participavam
e) participariam

13) Assinale o excerto do texto II contém uma paráfrase.

a) ... que a célula obtém energia para a vida oxidando certos produtos, isto é, fragmentando as moléculas de glicose
b) ... vem a pergunta: como essa energia “entrou” nessas moléculas?
c) ... Bem, todo mundo sabe que na natureza nada se cria e nada se perde...
d) Na realidade, a fotossíntese não é bioquimicamente tão simples quanto parece...
e) Devemos, pois, distinguir, na fotossíntese, ...

14) No texto II, tem-se : “Devemos, pois, distinguir, na fotossíntese, dois fenômenos da maior importância para os seres vivos: ...” Que item  mantém o valor semântico da conjunção pois?

a) todavia
b) entretanto
c) apesar disso
d) portanto
e) mesmo assim

15) Observe a afirmação do texto II: “Durante a fase luminosa têm intensa participação as moléculas de clorofila.” Quem tem intensa participação no processo da fotossíntese?

a) fase luminosa
b) fase escura
c) moléculas de clorofila
d) glicose
e) luz solar

16) Em “Esse é um fenômeno que ocorre ao nível das membranas lipoproteicas clorofiladas dos cloroplastos...” (texto II), o termo em destaque refere-se ao vocábulo:

a) clorofila
b) fotossíntese
c) reação
d) cloroplasto
e) fenômeno

17) Analisando os textos, é coerente afirmar que:

a) o texto I é denotativo e o II, conotativo.
b) o texto I possui um tom melancólico que se reproduz no texto II.
c) o texto I faz uma analogia do amor, comparando-o ao sol, enquanto o texto II trata o tema                       fotossíntese de forma objetiva.
d) os textos são divergentes entre si.
e) o texto I é poético, enquanto o II é didático.

18) Após a leitura de ambos os textos, pode-se afirmar que o texto de Caetano confirma ou nega o de José Luiz Soares? Justifique sua resposta com versos de Luz do Sol.


Referência Infante,Ulisses.Do texto ao texto

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GABARITO

1) D
2) C
3) B
4) B
5) A
6) C
7) E
8) C
9) A
10) C
11) D
12) B
13) A
14) D
15) C
16) E
17) E
18) Confirma, pois ao afirmar que “a luz do sol traga e traduz em verde novo “ o poeta refere-se à fotossíntese , tema também do texto A Fotossíntese.

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