O assassino era o escriba Paulo Leminski

 

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Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia,  matei-o com um objeto direto na cabeça.

***


EF69LP44) 1) A partir da leitura do texto, é possível inferir que: 

a) o eu lírico apresenta o professor como um ser alienado e frustrado. 
b) o eu lírico expõe o professor por uma ótica objetiva e convencional. 
c) o professor é apresentado pelo eu lírico como uma pessoa que preza pelo rigor gramatical. 
d) os eventos narrados pelo eu lírico no decorrer do poema revelam um professor que falava disparidades. 
e) o efeito de humor do poema advém da terminologia sintática e morfológica que, num primeiro momento, é motivo de estranhamento.

   

 (EF69LP48) 2) Após a leitura do poema e análise de todas as referências gramaticais e figurativas usadas pelo autor para a construção da história, pode-se afirmar que: 

a) A palavra “predicado”, do segundo verso do poema, é sinônimo de “pleonasmo”. 
b) O poema de Leminski apresenta uma história narrada com onisciência pelo próprio autor. 
c) O professor era um “pleonasmo”. Essa palavra destacada representa uma figura de pensamento similar à ironia. 
d) Na frase, “Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça”, o verbo da oração não necessita de complemento. 
e) Ter um “jeito assindético”, de acordo com Gramática e, principalmente, com as figurações apresentadas no texto, significa expressar-se de forma isolada e desconectada, em relação à realidade de quem narra a história.

   

 (EF69LP03) 3) O tema do poema é: 

a) exaltação à gramática tradicionalista. 
b) o resgate da memória discente do eu lírico. 
c) os erros e fracassos do professor no decorrer de sua vida profissional. 
d) a sintaxe, que desvenda a morte do protagonistas (professor/ sujeito inexistente) 
e) a passividade do professor por meio da voz verbal reflexiva que caracteriza sua trajetória pessoal.

   

 (EF08LP06) 4) No poema, o objeto direto é: 

a) a vítima. 
b) o assassino. 
c) a arma do crime. 
d) a causa da morte. 
e) o resumo sintático do crime.

   

 (EF09LP05) 5) O título “O assassino era o escriba.”, a função sintática exercida pelo termo assassino é:

a) sujeito 
b) objeto direto 
c) núcleo do sujeito 
d) predicativo do sujeito 
e) complemento nominal

   

 (EF06LP12) 6) Assinale o item que melhor substitui o vocábulo destacado em “ Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,regular como um paradigma da 1ª conjugação.” 

a) modelo 
b) radical 
c) verbete 
d) elemento 
e) quadrante

   

 (EF08LP09) 7) O verso que contém um período com sujeito indeterminado é: 

a) Foi infeliz. 
b) E ela era bitransitiva. 
c) Acharam um artigo indefinido em sua bagagem. 
d) Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente. 
e) A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.

   

 (EF09LP11) 8) Qual adjetivo, no texto, é atribuído ao pleonasmo ? 

a) regular 
b) principal 
c) predicado 
d) paradigma 
e) análise sintática

   

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